Caxias do Sul 28/03/2024

SEM TRÉGUA: RS completa dois meses sob bandeira preta

Ocupação hospitalar ainda está próxima a 90%, exigindo a manutenção da cautela pelo Gabinete de Crise
Produzido por redação, 16/04/2021 às 18:12:32
SEM TRÉGUA: RS completa dois meses sob bandeira preta
Foto: Reprodução

O modelo de Distanciamento Controlado do governo gaúcho completa nesta sexta-feira (16/4) a 50ª rodada, sem trégua na rigidez para controlar o avanço da Covid-19.

Apesar de melhorias em alguns indicadores, o Rio Grande do Sul chega à marca sem muito a comemorar: as 21 regiões permanecem em bandeira preta (risco altíssimo) pela oitava semana consecutiva.

Com isso, serão dois meses em que o Estado está sob o risco mais severo, ou seja, desde a 43ª rodada (27/2 a 8/3), quando foi criada a salvaguarda estadual que garante a aplicação automática da bandeira mais grave a todas as regiões quando a capacidade hospitalar está próxima do limite.

Como a ocupação hospitalar ainda está próxima a 90%, o Estado segue com pressão sobre o sistema de saúde gaúcho. Por isso, o Gabinete de Crise segue com cautela para atender a pedidos de mudanças nos protocolos do Distanciamento Controlado nesta semana.

Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, para que o Estado possa seguir gradualmente liberando as atividades, é fundamental que as prefeituras atualizem e atendam aos critérios exigidos pelo Estado nos planos de fiscalização municipais. Até agora, o governo já recebeu 431 planos, mas muitos deles não atenderam na íntegra os requisitos e estão sendo devolvidos para que seja feita a complementação.

“É de suma importância que as prefeituras ampliem suas equipes de agentes de fiscalização e aperfeiçoem esse trabalho, principalmente porque há uma redução da velocidade de queda nas internações no Estado. Para que a gente não tenha de voltar a adotar medidas mais restritivas, como suspender a cogestão e fechar atividades, é fundamental que os municípios façam esse trabalho, para o qual o governo é parceiro tanto com apoio técnico e operacional quanto com recursos para contratação de profissionais”, acrescentou Arita.

O mapa divulgado nesta sexta (16/4) já é definitivo, com validade até 26 de abril, ou seja, não há possibilidade de envio de pedidos de reconsideração à classificação, devido à gravidade do cenário.

A cogestão regional, por sua vez, está permitida. Atualmente, todas as 21 regiões aderiram à gestão compartilhada e podem utilizar protocolos próprios até o limite de restrições da bandeira vermelha – não podendo ser mais flexíveis do que isso.

Caxias do Sul registra até o momento o lamentável número de 824 óbitos por complicações da Covid-19.

Esperança: nesta 50ª rodada, no RS, houve nova redução nos números de pacientes confirmados com Covid-19 em leitos clínicos (-11%) e em UTI (-10%), comparativamente à semana anterior. O número de registros de óbitos também desacelerou, caindo 14% no período.