Caxias do Sul 23/04/2024

Rio Grande do Sul segue em alerta máximo para a Covid-19

Bandeira vermelha predomina em quase todas as regiões e permanece em Caxias até dia 28 de dezembro
Produzido por redação, 18/12/2020 às 18:09:54
Rio Grande do Sul segue em alerta máximo para a Covid-19
Foto: DIVULGAÇÃO

A Bandeira preta saiu de cena nesta 33ª rodada do Mapa Preliminar do modelo de Distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, divulgado no final da tarde desta sexta-feira, dia 18. Mas a bandeira vermelha vigora em praticamente todo o estado: 21 das 22 regiões foram classificadas como de risco alto de contágio pela Covid-19, incluindo Caxias do Sul. A única região que ficou com bandeira laranja (risco epidemiológico médio) foi Guaíba.

A região de Caxias do Sul decidiu não recorrer da decisão do governo do Estado, o que significa que a banderia vermelha terá vigência até dia 28 de dezembro, quando, então, haverá nova avaliação. Caxias segue intensificando a fiscalização de estabelecimentos e locais públicos. A Prefeitura montou uma força-tarefa envolvendo os fiscais da Secretaria do Urbanismo, Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Secretaria do Meio Ambiente com o apoio da Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal e Brigada Militar. Estão sendo fiscalizados e notificados estabelecimentos que não obedecem as regras e as pessoas que não usam máscara, se aglomeram e consomem bebida alcoólica.

Apesar da saída das bandeiras pretas, o Estado segue em alerta máximo devido ao avanço da doença. O número de vítimas fatais devido à Covid-19 em Caxias do Sul chegou a 262. Dezembro já é o mês com o registro de maior número de mortes pela doença: 52 pessoas, superando o mês de agosto, com 46 óbitos.

RESUMO DA 33ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (1)

LARANJA > VERMELHA
Cruz Alta

Regiões que continuaram iguais (17)

VERMELHA
Cachoeira do Sul
Canoas
Capão da Canoa
Caxias do Sul
Erechim
Ijuí
Lajeado
Novo Hamburgo
Palmeira das Missões
Passo Fundo
Porto Alegre
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santa Rosa
Santo Ângelo
Taquara
Uruguaiana

Regiões que apresentaram melhora (3)

PRETA > VERMELHA
Bagé
Pelotas

VERMELHA > LARANJA
Guaíba