Caxias do Sul 29/03/2024

Restaurante oficial da Surdolimpíadas Caxias oferecerá cinco mil refeições por dia

Tulipa Festa da Uva fechará exclusivamente para equipes de 79 países a partir de domingo até 15 de maio
Produzido por Silvana Toazza, 28/04/2022 às 08:34:08
Restaurante oficial da Surdolimpíadas Caxias oferecerá cinco mil refeições por dia
Estrutura foi preparada para acolher equipes das 10h às 21h, de forma ininterrupta
Foto: Juliana Stédile

Ele foi escolhido o restaurante oficial da 24ª Surdolimpíadas de Verão. Por isso, o Tulipa Festa da Uva mobiliza as forças para oferecer cerca de cinco mil refeições por dia de 1º a 15 de maio, quando a casa fechará exclusivamente para a edição caxiense do evento, que ocorre pela primeira vez na América Latina.

Durante as duas semanas, o Tulipa Festa da Uva acolhe atletas, comissões técnicas e equipes de 79 países que estarão pelo município. A unidade do restaurante situada na área central de Caxias do Sul seguirá atendendo normalmente o público em geral. Localiza-se próximo do antigo Clube Guarany, na Avenida Júlio de Castilhos, no limite com o bairro de Lourdes.

Curiosidade: ao longo dos 15 dias do maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul, o restaurante nos Pavilhões servirá um menu que foi previamente aprovado pelo Comitê Surdolímpico, focando na saúde dos competidores. O Tulipa atenderá das 10h às 21h, de forma ininterrupta, e estima oferecer cerca de cinco mil refeições por dia.

Restaurante fica junto ao Parque de Eventos da Festa da Uva (foto: Alesi Ditadi)

A equipe do Tulipa organizou dois salões com capacidade para receber 1,5 mil participantes dos jogos de forma simultânea. Para facilitar a orientação e a comunicação com os atletas, a direção do restaurante investiu na instalação de placas de sinalização pelos espaços e no treinamento da equipe que atuará no evento.

"É uma oportunidade única. Quando soubemos que é o segundo maior evento esportivo, depois das Olimpíadas, foi um misto de expectativa e nervosismo. A responsabilidade vai pautar nossas ações para que tudo saia com perfeição. Teremos um grande evento e já conseguimos perceber o engajamento da sociedade caxiense neste projeto", explica Rodrigo Schio, chef e sócio proprietário do Tulipa.

Além de ser o principal centro de refeições das Surdolimpíadas, com o Tulipa, o Parque Mário Bernardino Ramos, nos Pavilhões, também funcionará como palco de concentração dos dirigentes, da imprensa e dos intérpretes que trabalharão no evento. Haverá ainda um lounge para interação dos atletas, uma praça de acesso ao público, um centro cultural e espaços para pequenas lojas. O estacionamento principal será o ponto de chegada e saída dos atletas, que serão encaminhados para os locais de provas espalhados pela cidade.

"Estamos preparados com ampla equipe de gastronomia e nutrição para a elaboração de todas as refeições. Pretendemos oferecer o que há de melhor na gastronomia, incluindo a nossa regional, para atender as delegações de 79 países", salienta Schio.

SOBRE O EVENTO

A primeira edição foi realizada em Paris (França), no ano de 1924, sendo também considerado o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais. A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada quatro anos e, depois dos Jogos Olímpicos, é o evento multidesportivo mais antigo do mundo.