Caxias do Sul 28/04/2024

RAR atinge faturamento de meio bilhão e projeta avanço de 20% para 2024

Exportação de maçãs destacou-se na empresa fundada por Raul Anselmo Randon
Produzido por Silvana Toazza, 15/02/2024 às 14:08:32
RAR atinge faturamento de meio bilhão e projeta avanço de 20% para 2024
Companhia reforça sua posição como uma das principais exportadoras agroalimentares do mundo
Foto: RAR, divulgação

A RAR, gigante do setor agroalimentar, fundada por outro gigante - o empresário Raul Anselmo Randon (in memoriam) - alcançou em 2023 receita líquida de R$ 500 milhões, um salto de 22% em comparação ao ano anterior. Para 2024, a empresa projeta um novo salto, de 20%. Sergio Martins Barbosa, presidente da RAR, compartilha a estratégia vitoriosa que impulsionou o crescimento.

"Nosso foco em diversificação de produtos e expansão de mercados, especialmente na Ásia e no Oriente Médio para frutas e na América Latina para laticínios, foi fundamental. A internacionalização tem sido um pilar importante na nossa estratégia de negócios", explica o executivo.

A fruticultura emergiu como o setor de maior ascensão na RAR, com ênfase à exportação de maçãs, ao lado dos negócios além-fronteiras de queijos, especialmente no Paraguai e Chile. Com isso, a empresa reforça sua posição como uma das principais exportadoras agroalimentares do mundo. Para 2024, a RAR mantém expectativas altas, amparadas por parcerias estratégicas em países como Singapura e Emirados Árabes Unidos.

"Nossa recente penetração em mercados exóticos, como a Ilha de Páscoa, demonstra nosso compromisso com a expansão global e a adaptação às demandas diversificadas do mercado internacional", enfatiza Barbosa.

Um toque de história

A RAR foi idealizada por Raul Anselmo Randon na década de 1970, com origem na fruticultura, especialmente o cultivo e a exportação de maçã. Já em 1990, a empresa montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, com a marca Gran Formaggio. O portfólio possui uma linha de importados composta por queijos e acetos italianos, charcutaria italiana e espanhola, além de azeites de oliva chilenos. A parte de derivados é constituída por creme de leite pasteurizado, manteiga e queijo parmesão.

A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 31 vinhos e espumantes, sendo 18 rótulos de produção nacional e 13 rótulos importados da Itália e da Argentina, fruto da parceria com a vinícola MASI. E também produz azeite de oliva extra virgem e vinagre orgânico de maçã. Esses e outros produtos podem ser encontrados na loja virtual www.spacciorar.com.br.