Caxias do Sul 29/03/2024

Randon Implementos comemora alta de 161% nas exportações em 2021

Retomada em operações com mercados estratégicos, como o africano, impulsiona os negócios internacionais da companhia caxiense
Produzido por redação, 22/06/2021 às 12:45:54
Randon Implementos comemora alta de 161% nas exportações em 2021
Foto: Samuel Zulianelo

Caxias do Sul hospeda a principal exportadora brasileira de semirreboques. E esse status é ratificado mais uma vez: a Randon Implementos comemora uma acelerada de 161% nas exportações no primeiro quadrimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Eis os números: entre janeiro e abril deste ano, foram comercializados 824 semirreboques ao Exterior, contra 316 produtos nos mesmos meses de 2020. Na liderança dos contratos está o semirreboque do modelo Plataforma, seguido pelas linhas Basculante e Tanque.

Os resultados obtidos em países da América do Sul, como Chile, Peru, Argentina e Paraguai, impulsionam esses indicadores, que são potencializados ainda mais pela forte retomada em outros mercados, especialmente no continente africano.

"A capilaridade da nossa rede de vendas e o reforço das nossas estratégias de prospecção são pontos fundamentais que permitiram ampliar o volume de exportações, alcançando um dos melhores resultados dos últimos anos, e possibilitaram suportar os momentos de instabilidade e equalizar os estoques e nossa participação em diferentes mercados", destaca o diretor geral da Randon Implementos, Sandro Trentin.

A abertura de oportunidades em mercados estratégicos é um dos fatores que impulsionam o incremento nas exportações. Nesse contexto, o continente africano ganha evidência: em 2021, o início das exportações ao Senegal e a volta das operações no Quênia, onde a companhia mantém parceria para uma unidade de montagem de componentes de semirreboques exportados desmontados do Brasil, são os principais movimentos em curso.

A Randon Implementos já atua no Quênia há 17 anos, com a exportação de cerca de 3 mil produtos ao longo do período. Atualmente, os principais mercados naquele continente, além de Quênia e Senegal, são Argélia, Costa do Marfim e Etiópia.

A saber: a Randon Implementos possui unidades industriais em Caxias do Sul-RS (sede), Araraquara-SP, Chapecó-SC, Erechim-RS (por meio da joint venture Randon Triel-HT) e Messias-AL (dedicada à fabricação e montagem de carrocerias sobre chassi), além de duas plantas fabris no exterior – em Callao-Peru e Alvear-Argentina. É a principal exportadora brasileira do segmento, com participação de mercado de 70%.