Caxias do Sul 03/05/2024

Randon e Marcopolo desmentem especulação e só retornarão ao trabalho dia 13 de abril

Apesar do decreto permitir retomada gradual da indústria, grandes empresas manterão férias coletivas. Há outra companhia em Caxias que prorrogou volta para preservação dos trabalhadores
Produzido por Silvana Toazza, 06/04/2020 às 11:02:27
Randon e Marcopolo desmentem especulação e só retornarão ao trabalho dia 13 de abril
Foto: Edypo Alanis

A liberação do retorno gradual ao trabalho da indústria de Caxias do Sul nesta segunda-feira (6), após medidas de restrição contra o coronavírus, trouxe uma especulação que circulou no mercado de que duas grandes empresas da cidade cancelariam as férias coletivas para a retomada da produção aos poucos.

Sim, a dúvida era se Marcopolo e Randon, os dois principais conglomerados fabris da cidade, em férias coletivas desde 23 de março, não mudariam a estratégia a partir do aceno do decreto municipal que permite a retomada das atividades a partir desta segunda com 25% do quadro funcional.

Mas não é o que vai ocorrer. O site entrou em contato com as duas companhias que atestaram: manterão as férias coletivas conforme previsto inicialmente e só retornarão ao expediente em uma semana, na próxima segunda-feira (13).

Veja os dois posicionamentos das empresas, enviados por suas assessorias de imprensa:

“As Empresas Randon não retornarão às atividades antes do final das férias coletivas, dia 13 de abril. A companhia apenas manterá as atividades essenciais e de manutenção já realizadas desde o início do período de férias.”

“A Marcopolo seguirá em férias coletivas até o dia 13”.

As férias coletivas na fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo impactam cerca de 10 mil trabalhadores no Brasil, sendo 8 mil apenas em Caxias do Sul. A estratégia de estabelecer essa pausa no expediente durante três semanas evita a concentração de um número tão grande de pessoas nos ambientes fabris, inibindo o contágio do coronavírus, mas também descarta possível desabastecimento de chassis, já que montadoras como a Mercedes-Benz também anunciaram férias coletivas.

Nas Empresas Randon, o regime de férias coletivas afeta 8,5 mil funcionários em Caxias.

Em Caxias do Sul, após a pausa provocada como medida de isolamento pelo coronavírus, a indústria e a construção civil começam a retomar as atividades nesta segunda-feira (6) de forma gradual, com 25% do quadro funcional. O decreto municipal segue normas estabelecidas pelo governador Eduardo Leite, que anunciou o retorno da indústria e da construção civil e o fechamento do comércio até 15 de abril no Estado.


Martiplast prorroga volta de férias

O aceno dos decretos municipal e estadual não foi suficiente, porém, para a Martiplast retornar das férias coletivas nesta segunda-feira, 6, como estava previsto inicialmente.

Em live ao vivo pela internet, com a participação dos diretores e dos 160 funcionários conectados ao mesmo tempo, a indústria de utensílios plásticos anunciou que “tendo em vista a situação ainda delicada que todos vivemos e o quanto estamos preocupados com a saúde de cada pessoa, suas famílias e a comunidade, não voltaremos para a empresa no dia 6 de abril, vamos estender a paralisação até o dia 12."