Caxias do Sul 19/04/2024

Prefeitura libera eventos na modalidade drive-in em Caxias do Sul

Encontros sem sair do carro serão permitidos somente em bandeiras amarela e laranja, numa tentativa de resposta às reivindicações do setor, que está há 120 dias parado
Produzido por Silvana Toazza, 21/07/2020 às 11:00:34
Prefeitura libera eventos na modalidade drive-in em Caxias do Sul
Vice-prefeito Edio Elói Frizzo e prefeito Flávio Cassina acompanharam live do governador
Foto: Fabiana de Lucena

Um dia depois do repúdio do setor de eventos ao fato de Caxias do Sul sediar o Gre-Nal na quarta-feira, enquanto a categoria está há 120 dias sem trabalhar, a prefeitura flexibilizou as regras. Em anúncio na manhã desta terça-feira (21), o Executivo divulgou um novo protocolo que permite eventos em modalidade drive-in (sem que o cliente precise sair do carro), em Caxias do Sul.

Detalhe: esse formato de eventos só será permitido quando a região estiver sob vigência de bandeiras amarela e laranja no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. No momento, a região de Caxias figura pela segunda semana seguida sob o rigor da bandeira vermelha (significando risco alto para a contaminação pelo coronavírus), com o fechamento de lojas e outros estabelecimentos não essenciais.

No caso dos eventos em modalidade drive-in, os proponentes também deverão observar as normas e solicitar autorização junto à Secretaria da Cultura.

Entre as medidas previstas na Resolução 02/2020 - SMC está a permissão de até quatro pessoas por carro, distanciamento de dois metros entre veículos, uso de máscaras obrigatório para profissionais e artistas e ao público quando precisarem circular fora do veículo ou ainda em contato com a equipe de apoio.

Somente serão permitidos veículos de passeio, não estando liberado o acesso de pedestres, motos, carros conversíveis, vans, micro-ônibus e similares. Além disso, será autorizada apenas 50% da capacidade de vagas disponíveis para estacionamento no espaço.

Para efetuar o protocolo para promoção de eventos em modalidade drive-in, os interessados devem contatar a Secretaria da Cultura pelos telefones 3901-1381, 3901-1388, ramal 224, ou ainda pelo e-mail gabinetesmc@caxias.rs.gov.br.

A resolução com o protocolo para esse tipo de evento será publicada no Diário Oficial, na edição desta quarta-feira (22).

"Caxias do Sul está fazendo o dever de casa"

Sobre a polêmica envolvendo o Gre-Nal em Caxias, o vice-prefeito, Edio Elói Frizzo, explica ainda que o Campeonato Gaúcho foi liberado pelo governador independentemente da cor da bandeira.

"Se no entendimento do Estado pode ocorrer o campeonato na bandeira vermelha é esse o entendimento. Estamos sendo legalistas no cumprimento no que se entende como legislação. Não vimos problema nenhum no Gre-Nal e no Ca-Ju desde que apresentados os protocolos de saúde e os esquemas de segurança exigidos. No jogo, os protocolos obrigatoriamente têm de ser cumpridos e vamos cobrar isso", explicou.

Frizzo acompanhou no final da tarde desta segunda-feira (20), ao lado do prefeito Flávio Cassina, a live do governador Eduardo Leite que confirmou a região de Caxias do Sul na bandeira vermelha.

Ou seja, o recurso da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) não foi acatado pelo gabinete de crise do governo estadual, gerando frustração, já que a expectativa era retornar à bandeira laranja:

"Temos feito o dever de casa, ampliamos leitos, UTIs, investimos recursos que não temos para cumprir as exigências dos critérios de bandeira. Lamentavelmente o retorno para a laranja não ocorreu", afirmou Frizzo.