Caxias do Sul 24/04/2024

Prefeitura de Caxias divulga carta pedindo que entidades e empresários evitem demissões

“Antes de fechar postos de trabalho, é preciso esgotar todos os meios possíveis para atenuar os prejuízos para ambos os lados", salienta texto
Produzido por redação, 29/04/2020 às 14:08:45
Prefeitura de Caxias divulga carta pedindo que entidades e empresários evitem demissões
Caxias do Sul já começa a sofrer com demissões e fechamento de empreendimentos
Foto: Celso Tissot

As preocupações com o presente e sobretudo com o futuro de Caxias do Sul motivaram a prefeitura a divulgar nesta quarta-feira (29/04) uma carta aberta às entidades patronais, dos empregados e à classe empresarial. Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, o documento aponta que a manutenção do emprego deve ser uma preocupação de todos, conclamando uma união de forças para evitar demissões.

“Antes de fechar postos de trabalho, é preciso esgotar todos os meios possíveis para atenuar os prejuízos para ambos os lados. Esse é o caminho necessário. Evitem demissões”, convoca o texto. A carta salienta que, diante da pandemia, a manutenção do emprego é a melhor forma de garantir proteção social à população.

Para contextualizar: Caxias do Sul ainda sofria os impactos da crise econômica vivenciada a partir de 2014/2015, quando a indústria foi a primeira atingida e a Serra notabilizou-se como uma das regiões mais afetadas pela retração de negócios no país.

Os anos que se seguiram foram de muitas dificuldades, demissões e flexibilizações da jornada em todos os setores. Desde 2018, o cenário (e a autoestima) vinha sendo recuperado gradativamente, a ponto de a indústria local conseguir números promissores em 2019. E 2020 prometia ser um ano de ouro, com muitos projetos e negócios já alinhavados.

Mas a crise de saúde pública do coronavírus trouxe um contexto jamais visto e vivenciado, parando o mundo, e agora trazendo muitas incertezas ao mercado local, movido por grandes e pequenas empresas. Fechamento de empreendimentos, suspensão de contratos, diminuição das jornadas de trabalho e demissões são a triste realidade do novo momento.

Esgotar todas as possibilidades e tentar manter os empregos (e a dignidade) são os desafios que se impõem neste período de luta pela vida e pela sustentabilidade dos negócios.

Segue o texto na íntegra:

Carta aberta às entidades patronais, dos empregados e à classe empresarial

É extremamente importante salientar que, o Poder Executivo de Caxias do Sul, não tem medido esforços para amenizar o momento enfrentado na região, no país e no mundo. Por isso, decidimos compartilhar com as entidades, de modo geral, as nossas preocupações com o presente e sobretudo o futuro de nossa cidade.

Vivemos um momento único, sem precedentes na nossa história recente, o que nos tem causado profunda apreensão e insegurança. Muitos de nós poderão sofrer perdas muito grandes. Isso é fato. Mas os esforços de todos devem ser comungados para evitar que a insegurança e o individualismo exacerbado não causem danos maiores do que este vírus está causando em nossas vidas. Não podemos permitir, de forma nenhuma, que a recessão e a consequente perda de postos de trabalho, impactem no nosso poder aquisitivo, na nossa subsistência e na nossa qualidade de vida.

O desemprego tem seus efeitos perniciosos. Ainda estamos vivenciando os estragos da crise iniciada em 2015. Já temos experiências suficientes para saber que logo em seguida virá a recessão e uma nova queda econômica.

Em meio a essa pandemia, mesmo contrariando pensamentos válidos e pertinentes, é necessário lembrar que a manutenção do emprego deve ser uma preocupação de todos. Portanto, conclamamos para que façamos o nosso melhor no sentido de evitar demissões. Antes de fechar postos de trabalho, é preciso esgotar todos os meios possíveis para atenuar os prejuízos para ambos os lados. Esse é o caminho necessário. Evitem demissões. Neste momento, é vital a união em prol de uma consciência coletiva da manutenção dos empregos. Diante dos fortes impactos desta pandemia, a manutenção do emprego é a melhor forma de garantir proteção social para nossa população, mesmo para os que não terão condições de resistir a volta imediata ao trabalho.

Nossos esforços impactarão fortemente na economia da cidade, mas acima de tudo na vida das pessoas e famílias caxienses

Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete)
Prefeitura de Caxias do Sul