Caxias do Sul 03/05/2024

Prefeitura de Caxias autoriza lojas de chocolate a abrirem as portas nesta semana que antecede a Páscoa

Lideranças comemoram a flexibilização das normas num momento em que o comércio passa por dificuldades econômicas
Produzido por redação, 06/04/2020 às 18:00:47
Prefeitura de Caxias autoriza lojas de chocolate a abrirem as portas nesta semana que antecede a Páscoa
Foto: Debbie Schiel/FreeImages

Em audiência nesta segunda-feira (6) com o prefeito Flávio Cassina, com o vice-prefeito Edio Elói Frizzo e com o secretário do urbanismo, João Uez, lideranças do comércio caxiense solicitaram a flexibilização das medidas de restrição contra o coronavírus nesta semana que antecede a Páscoa.

A presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, acompanhada pelo presidente da CDL, Renato Corso, e pelo presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais (Sirecom), Emerson Paixão, explicou as dificuldades enfrentadas pelo varejo diante do fechamento dos estabelecimentos.

Atendendo ao apelo do setor, o prefeito informou que atenderá à solicitação e anunciou que permitirá que as lojas que vendem chocolate possam, excepcionalmente durante esta semana, já a partir desta segunda-feira até o sábado (11.04), abrir para a venda de chocolates.

Detalhe: no período compreendido, só poderá ser efetuada a venda de chocolates, não sendo permitida a comercialização de nenhum outro item pelos lojistas. O funcionamento será permitido tanto para lojas especializadas na venda de chocolates quanto para o varejo que também comercializa outros produtos.

A presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, comemora a flexibilização e ressalta a importância de a categoria demonstrar sua capacidade de organização para evitar aglomerações e cumprir exigências sanitárias para que a abertura do comércio em geral possa ser permitida o quanto antes. Os decretos estadual e municipal estipulam até dia 15 de abril o não funcionamento do varejo em geral, salvas as exceções.

"O comércio varejista está sofrendo perdas econômicas extremamente duras durante a pandemia e a maioria das empresas têm pouco capital de giro devido às crises econômicas anteriores. Neste cenário, qualquer medida de flexibilização auxilia. É importante que os lojistas cumpram todas as exigências sanitárias. Devemos demonstrar ao poder público que temos responsabilidade e bom senso para que a abertura do comércio seja permitida o quanto antes", avalia.

Eis as recomendações previstas para os estabelecimentos que estão permitidos de funcionar:

Atuar com equipe reduzida

Respeitar a distância interpessoal mínima dentro das lojas, evitando a aglomeração de pessoas

Fornecer álcool gel aos funcionários e clientes, entre outras medidas destacadas no decreto municipal e estadual em vigor