Caxias do Sul 26/04/2024

Portal conjuga o talento de dois reconhecidos jornalistas

Silvana Toazza e Marcos Fernando Kirst são os curadores do projeto jornalístico
Produzido por redação, 13/03/2020 às 09:34:16
Portal conjuga o talento de dois reconhecidos jornalistas
Casal de profissionais acumula experiências em veículos de comunicação
Foto: Lurdes Froemming

O site Silvana Toazza Conteúdo com Credibilidade alia o talento de dois jornalistas com ampla trajetória nas áreas de informação econômica e cultural da Serra Gaúcha. Na área da Economia, transforma Silvana Toazza na própria grife do endereço eletrônico. Seu nome virou marca ao dedicar duas décadas ao jornalismo econômico e empresarial na Serra Gaúcha, sendo 17 anos como titular da coluna Caixa-Forte, do jornal Pioneiro, além de ter sido editora de Economia do mesmo periódico.

Por suas mãos, a coluna vivenciou avanços ao se transformar em colorida, em página inteira, em diária e ao passar a ocupar o espaço nobre da página 2, o “abre-alas” do jornal, não raro encabeçando os temas mais lidos no site e nas redes sociais. Esses apelos junto ao meio empreendedor, sedento por novidades, numa região que tem o empreendedorismo como herança dos imigrantes em seu DNA, lhe dão o combustível vital para empreender em um novo espaço de comunicação que ajudará a Serra Gaúcha a se reconhecer e a se projetar, a partir da diversidade de ações e de um olhar compartilhado que os novos tempos impõem.

“Todo o meu esforço se move no sentido do desenvolvimento, de colaborar para que essa região dê vazão a todo o seu potencial de crescimento, inspirando e dando confiança e autoestima a profissionais e empreendedores”, assinala.

Silvana Toazza acumula os prêmios de destaque comunicador da qualidade de 2012 pela Federação das Indústrias do RS (Fiergs), reconhecimento via Troféu de Jornalismo Impresso pela Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha em 2015 e Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento, etapa local, em categorias como Inovação e Cobertura do Ano.

Na área da cultura, os setores de literatura, música, teatro, cinema, artes plásticas, fotografia e dança, entre outros, terão como aliado o olhar atento do jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst, que acumula uma trajetória de mais de 30 anos no jornalismo. Com experiências em jornais diários e semanais, e tendo sido editor do caderno Sete Dias do jornal Pioneiro (entre outras áreas que editou, como Mundo, Política e Região), para o qual colabora há 10 anos com crônicas, Kirst já escreveu e publicou 23 livros, entre autorais, empresariais, institucionais e biografias. Sua mais recente obra lançada, “O Ocaso da Colombina”, retrata a trajetória da curta e breve vida da poeta Vivita Cartier, perfazendo 812 páginas.

Com o romance “A Sombra de Clara”, conquistou os prêmios “Açorianos de Criação Literária”, em Porto Alegre, em 2014, e “Vivita Cartier”, em Caxias do Sul, em 2016. Seu livro de poesias “Em Silêncios” recebeu o prêmio de Obra Literária no “Concurso Anual Literário” de Caxias do Sul em 2011. No jornalismo, em 2019, foi agraciado com o prêmio da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha no quesito Jornalismo Impresso e Digital. No site, “compartilhará encantamentos”, como ele mesmo define.

O jornalista e escritor apresenta uma vasta trajetória como incentivador do meio cultural de Caxias, ministrando palestras e oficinas literárias, tendo sido patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul em 2010, motivo pelo qual seu nome chega para dialogar e jogar luzes sobre os protagonistas do fazer cultural da região, generosa na produção de talentos em todas as esferas.