Caxias do Sul 28/04/2024

Pelo 5º mês consecutivo, Caxias do Sul perde empregos, mas indústria esboça reação

Apesar de a cidade fechar 10,4 mil vagas em 12 meses, setor fabril cria 259 oportunidades em julho
Produzido por Silvana Toazza, 28/08/2020 às 11:46:58
Pelo 5º mês consecutivo, Caxias do Sul perde empregos, mas indústria esboça reação
Foto: Cleber Mignoni Zeferino

Pelo quinto mês consecutivo, Caxias do Sul amarga perda de empregos formais. Em julho, a cidade registrou 3,3 mil admissões e 3,6 mil demissões, resultando em 280 vagas extintas.

No mês passado, o setor de serviços foi o que mais puxou o resultado negativo, com 452 empregos encerrados. Em contrapartida, a indústria foi o único segmento a registrar saldo positivo, com 259 vagas criadas, o que evidencia uma esperança de retomada na área fabril, que deve se propagar a outros ramos.

No ano, de janeiro a julho, Caxias do Sul acumula a perda de 7.244 empregos, como reflexo de um cenário de incertezas provocado pela pandemia.

Nessa amostragem, ao contrário de outros segmentos, construção e a agropecuária tiveram saldos positivos. O mesmo ocorreu se colocarmos o zoom nos últimos 12 meses, quando a cidade fechou 10.402 empregos formais.

Os dados foram divulgados pela Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia.