Caxias do Sul 25/04/2024

Pela 6ª semana consecutiva, região de Caxias do Sul é classificada em bandeira LARANJA

Mesmo assim, o mapa do Rio Grande do Sul voltou a preocupar nesta rodada preliminar, com 12 regiões em bandeira vermelha
Produzido por redação, 04/09/2020 às 18:26:50
Pela 6ª semana consecutiva, região de Caxias do Sul é classificada em bandeira LARANJA
Foto: reprodução

Pela sexta semana consecutiva, a região de Caxias do Sul permanece na bandeira laranja na 18ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado do governo gaúcho, garantindo regras mais flexíveis de abertura do comércio.

Mesmo com a manutenção da Serra no mesmo patamar, os gaúchos precisam manter ou intensificar as medidas de controle à propagação da Covid-19.

Isso porque, após uma semana predominantemente laranja, o mapa do Rio Grande do Sul voltou a avermelhar nesta rodada preliminar, com 12 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para coronavírus). As outras nove estão em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santo Ângelo e Cruz Alta são as 12 regiões classificadas em vermelho de forma preliminar nesta 18ª rodada. A condição ainda cabe recurso a ser avaliado pelo Gabinete de Crise e a bandeira definitiva será anunciada pelo governador Eduardo Leite na segunda-feira e passa a vigorar na terça-feira.

O que se percebe é que o cenário dos indicadores piorou em comparação com o resultado do mapa definitivo divulgado na segunda-feira (31/8), quando quatro regiões haviam sido classificadas em vermelho: Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa. As regiões de Capão da Canoa, Erechim, Palmeira das Missões, Cruz, Guaíba e Lajeado foram as que apresentaram piora mais significativa nos últimos sete dias.

Embora tenha havido estabilização em vários indicadores gerais, o mapa preliminar registrou ampliação do número de regiões com classificação de alto risco por conta do aumento de registros de novas internações confirmadas por Covid-19. Esse indicador, em particular, alcançou bandeira preta em algumas regiões.

É o caso das áreas de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Palmeira das Missões, Taquara e Capão da Canoa, algumas delas também com piora no indicador que mede a proporção de casos da doença para cada grupo de 100 mil habitantes.

As regiões de Porto Alegre, Guaíba, Canoas e Novo Hamburgo aparecem novamente com bandeira vermelha, pois a macrorregião Metropolitana teve redução do número de leitos livres de UTI nesta última semana.

Para saber: desde a 14ª rodada está vigente o modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira em que estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.

Até as 18h desta sexta-feira (4/9), 16 regiões haviam aderido à cogestão: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. O pedido de cogestão de Erechim ainda está pendente. Porém, a adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo.

RESUMO DA 18ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (10)

LARANJA > VERMELHO

Capão da Canoa

Taquara

Novo Hamburgo

Canoas

Guaíba

Porto Alegre

Palmeira das Missões

Erechim

Santa Cruz do Sul

Lajeado

Regiões que apresentaram melhora (2)

VERMELHO > LARANJA

Ijuí

Santa Rosa

Regiões que permanecem iguais

VERMELHA (2)

Santo Ângelo

Cruz Alta

LARANJA (7)

Santa Maria

Uruguaiana

Erechim

Bagé

Caxias do Sul

Cachoeira do Sul

Passo Fundo

COGESTÃO (16)

Capão da Canoa

Taquara

Novo Hamburgo

Canoas

Porto Alegre

Santo Ângelo

Cruz Alta

Ijuí

Santa Rosa

Palmeira das Missões

Passo Fundo

Pelotas

Caxias do Sul

Cachoeira do Sul

Santa Cruz do Sul

Lajeado