Caxias do Sul ganhou, no último final de semana, um novo destino pensado especialmente para crianças, adolescentes e suas famílias: o Estação Téti, centro cultural e de experiências lúdicas que propõe uma vivência afetiva e criativa, em região nobre da cidade.
Com uma proposta que integra arte, cultura e gastronomia em um ambiente voltado à infância e à convivência familiar, o Estação Téti tem como moldura a antiga Estação Férrea — patrimônio histórico e um dos ícones turísticos de Caxias do Sul. O empreendimento celebra o livre brincar e a convivência entre gerações por meio da arte, da criatividade e da imaginação. O funcionamento é de terça a sexta, das 13h às 20h, e aos finais de semana, das 9h às 20h.
Fruto da expansão do Festival Téti – Arte e Cultura para a Infância, que há anos encanta famílias com uma programação artística plural e transformadora, o Estação Téti nasce para ser um centro permanente de cultura da infância. Idealizado pelas empresárias Cali Troian e Cris Biazus, o complexo se estrutura a partir de pilares que valorizam a arte como direito, o brincar como potência e a infância como território de criação.
Cris Biazus e Cali Troian idealizaram espaço (Foto: Giovani Boff, divulgação)
Com inspiração nas abordagens pedagógicas de Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, a arquitetura do espaço — assinada por Franciele Granada e Rodrigo Gregoletto, do Studio 618 — promove a autonomia, o acolhimento e o encantamento, criando ambientes que estimulam o movimento, a convivência e a imaginação. Cada metro quadrado é um convite à descoberta, com espaços integrados que combinam cultura, educação não formal, gastronomia e vínculos afetivos.
Ambientes que encantam e despertam sentidos
Café de Brincar – Um espaço em que sabores e afetos se encontram. Com um cardápio criativo e inclusivo, convida adultos e crianças a desfrutarem juntos de lanches, doces e cafés em um clima lúdico e acolhedor.
Ateliê Maker – Ambiente interativo voltado à criação e à experimentação. Nele, crianças e adolescentes exploram a sustentabilidade, a arte e a criatividade por meio de oficinas práticas que valorizam o fazer com as próprias mãos.
Palco Téti – O coração artístico do espaço, com uma programação viva que une música, teatro, contação de histórias e experiências cênicas capazes de emocionar e transformar.
Adole – Espaço pensado para pré-adolescentes, com atividades, jogos e rodas de conversa que estimulam a expressão, a autonomia e o pertencimento.
Curumim – Espaço mágico para a primeira infância, conta com brinquedos sensoriais e propostas lúdicas que promovem o desenvolvimento motor, emocional e social dos pequenos.
Bibliotéti – Espaço de leitura com acervo concebido pela equipe cultural do Téti.