Caxias do Sul 27/04/2024

"Nunca se assuste com os obstáculos, sempre tem um caminho"

Empresário de 95 anos palestrou na CIC de Caxias em mais uma edição da série “Histórias inspiradoras”
Produzido por Silvana Toazza, 29/08/2022 às 15:56:12
João Francescutti compartilhou sua trajetória profissional
Foto: Julio Soares

Os 95 anos de idade não tiram seu entusiasmo em empreender e compartilhar lições. Pelo contrário: João Francescutti, diretor-presidente da Susin Francescutti, desenvolvedora de tecnologia em processos de usinagem, encantou participantes da RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nesta segunda-feira (29/08) com suas lições de vida em mais uma edição da série “Histórias inspiradoras”.

“Nunca se assuste com os obstáculos, sempre tem um caminho, é só querer e fazer”, afirmou.

Dedicação, luta e perseverança sempre estiveram presentes no dia a dia do empresário. Nascido em 11 de janeiro de 1927, em um período de extrema simplicidade e escassez de recursos, sua vida sempre foi voltada aos estudos, à família e à busca constante pela melhoria e crescimento pessoal e profissional.

Toda a garra de João Francescutti vem de berço, e os frutos que colhe até hoje são resultado dessa dedicação. Além da família estruturada, conquistou uma empresa de sucesso, que é líder nacional em seu segmento.

Origem simples

Com seu pai, aprendeu a primeira profissão: auxiliar de pedreiro. Porém, aos 13 anos, com o falecimento do pai, Francescutti se viu responsável pelo sustento da casa. Auxiliar de olaria, auxiliar de agricultor, marceneiro, polidorista, mecânico ajustador e torneiro mecânico também fizeram parte do seu trabalho antes de se tornar um empresário de sucesso. Empresas como Metalúrgica Abramo Eberle e Raimundo Balzaretti serviram de referência e ensinamento para uma carreira profissional sólida e crescente.

Engenheiro mecânico de formação, João Francescutti sempre teve seus olhos voltados para a atualidade e, com esse pensamento, em 24 de agosto de 1954, junto de seus sócios, fundou a Susin Francescutti Metalúrgica Ltda, empresa que é referência nacional e internacional em qualidade na produção de virabrequins e comandos de válvula.

Do menino simples, filho de italianos, ao auxiliar de pedreiro e do empresário ao presidente de empresa, mantém sua essência, pois o mesmo João Francescutti permanece voraz por conhecimento e perseverante em deixar o mundo cada dia um pouco melhor. Como bem disse, não há sentido em a humanidade gastar com guerras - para matarem-se uns aos outros - em vez de investir este dinheiro em educação.