Caxias do Sul 26/04/2024

Número de regiões em bandeira vermelha salta de 11 para 13 no RS

Região de Caxias do Sul segue em bandeira laranja
Produzido por redação, 05/02/2021 às 18:03:18
Número de regiões em bandeira vermelha salta de 11 para 13 no RS
Foto: Reprodução

O número de regiões em bandeira vermelha na rodada prévia de Distanciamento Controlado saltou de 11, na última semana, para 13 agora, denotando risco alto de contaminação para mais da metade do Estado. São oito regiões em bandeira laranja (risco médio), incluindo a de Caxias do Sul. Até o final de quinta-feira, a cidade registrava 400 óbitos em decorrência da doença.

Nesta semana, o modelo de controle do avanço da doença no RS completa nove meses, já que foi lançado no dia 10 de maio de 2020. E indica que a maioria das regiões está com alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus no mapa preliminar da 40ª rodada.

Chamam a atenção, entre os indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia, a redução no número de pacientes confirmados com coronavírus em leitos clínicos (-7%) e um leve aumento nos leitos de UTI (+3%).

Embora os dados indiquem estabilização e a vacinação será ampliada com a expectativa de envio de novas doses ao Rio Grande do Sul neste final de semana, as cores do mapa preliminar alertam para a gravidade da situação no Estado. Com a proximidade do Carnaval, o Gabinete de Crise conclama os gaúchos para que sigam respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante, evitem aglomerações e usem obrigatoriamente máscara em todas as bandeiras.

Caso a classificação prévia seja mantida, as 12 regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Nesse caso, Santa Maria, que não aderiu à cogestão, deve seguir os protocolos de bandeira vermelha determinados pelo Estado.

Curiosidade: as regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos 7 dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (151), Caxias do Sul (127), Passo Fundo (66) e Canoas (51).

RESUMO DA 40ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (5)
LARANJA > VERMELHA
Canoas (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Taquara (em cogestão)

Regiões que continuaram iguais (4)
LARANJA
Bagé (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Guaíba
Pelotas (em cogestão)

VERMELHA (8)
Capão da Canoa (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Santa Maria
Santa Rosa (em cogestão)
Santo Ângelo (em cogestão)

Regiões que apresentaram melhora (4)
VERMELHA > LARANJA
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Uruguaiana