Caxias do Sul 16/04/2024

Noite Italiana de Antônio Prado volta à agenda em agosto

Evento celebra sua 40ª edição com comida típica à vontade e shows de bandas tradicionais
Produzido por redação, 29/05/2022 às 09:39:17
Noite Italiana de Antônio Prado volta à agenda em agosto
Duas noites de festa típica italiana programadas para os dias 20 e 27 de agosto
Foto: Divulgação CDL Antônio Prado

A Noite Italiana de Antônio Prado já tem data para voltar: 20 e 27 de agosto de 2022, dois sábados, no Centro de Eventos do município. O tradicional evento da cidade mais italiana do Brasil celebra sua 40ª edição após dois anos de pausa, por conta da pandemia.

Os portões do Centro de Eventos serão abertos às 19h e o jantar começará a ser servido às 20h, nas duas datas. Os ingressos já estão disponíveis pelo site www.minhaentrada.com.br. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Antônio Prado.

Conforme a organização, a festa deve seguir até as 2h30 em ambas as datas. A cada sábado, dois conjuntos musicais farão a animação: Zo Scarpon e Os Atuais no dia 20, e Zo Scarpon e San Marino no dia 27.

No cardápio, haverá menarosto e frango à passarinho, polenta frita e brustolada, pepino, pão, queijos, salame e copa, além de bolos, cucas, doces, biscoitos coloniais, grostoli, merengues e frutas. Para beber, vinhos, cooler de pêssego e morango, suco de uva, refrigerantes, água e café. Tudo é servido à vontade aos participantes.

Para Luis Anselmo Ziliotto, presidente da festa e da CDL de Antônio Prado, a expectativa é de um grande público. "Vai ser uma retomada, então, estamos muito ansiosos para oferecer essa festa à comunidade. Nosso evento contempla o público com lugares para sentar e espaço para dançar, ou seja, é uma festa para todos", estima.

Trio de soberanas de Antônio Prado e mascotes da festa animarão o evento (Foto: Studio D´Avila)

A vice-presidente da festa e da entidade, Gabriela Pedron Ortigara, ressalta o aspecto cultural da iniciativa. "Gostaríamos de ter celebrado os 40 anos da Noite Italiana ainda em 2020. Precisamos postergar por dois anos. Então, o desejo de realizar a festa está muito presente em nós. O formato é baseado nos filós de antigamente, por isso buscamos manter os costumes dos imigrantes italianos no modo de comer, na mesa farta, na música e na dança. É um resgate da cultura dos nossos antepassados", define.

Os participantes serão recebidos pelos mascotes da festa, Nono Valentin e Nona Valentina, que representam todas as famílias e suas histórias. O trio de soberanas de Antônio Prado também estará presente: rainha Samuele Bertelli e princesas Érica Forlin e Larissa Rizzi Simioni. A organização ressalta o caráter familiar da iniciativa, atendendo desde crianças até idosos com suas atrações. Haverá estacionamento amplo e gratuito, bem como segurança durante toda a noite.

AGENDE-SE

O quê: Noite Italiana de Antônio Prado

Quando: 20 e 27 de agosto de 2022, dois sábados

Horário: abertura dos portões às 19h, jantar às 20h

Local: Centro de Eventos de Antônio Prado (Rua Germano Girotto, 459)

Ingressos: primeiro lote a partir de R$ 180 (mais taxas), pelo site www.minhaentrada.com.br; crianças até seis anos não pagam; crianças de 7 a 12 anos pagam ingresso infantil (necessário apresentação de documento no acesso ao evento). Crianças só entram acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. Estacionamento gratuito.