Caxias do Sul 30/09/2025

Multinacional cria centro de treinamento junto à filial caxiense

Objetivo é formar 900 profissionais de todo o país em 2025, ampliando a vida útil dos sistemas de climatização da marca
Produzido por Silvana Toazza, 24/09/2025 às 10:11:38
Multinacional cria centro de treinamento junto à filial caxiense
Meta é aprimorar o conhecimento dos profissionais de campo e de toda a cadeia de atendimento
Foto: Spheros, divulgação

A Spheros, líder em soluções térmicas para veículos comerciais, anuncia a criação da Spheros Service Academy, centro de treinamento e capacitação técnica da marca para profissionais da sua rede autorizada e clientes frotistas de todo o país. O propósito é aprimorar o conhecimento dos profissionais de campo sobre os produtos Spheros, garantindo maior eficiência e a correta operação dos sistemas de climatização, ampliando a sua vida útil e reduzindo a possibilidade de falhas e eventuais problemas técnicos. A expectativa é formar mais de 900 profissionais de todo o país ainda em 2025.

Localizada na sede caxiense da Spheros, a Spheros Service Academy possui um espaço equipado com compressor, recolhedora de gás, balança e demais componentes do sistema de refrigeração, além de equipamentos eletrônicos como controladores e itinerários, e ferramentas específicas para simulações práticas, desmontagens e identificação de falhas. A estrutura também é utilizada para treinamentos internos voltados às equipes das áreas de Produção, Qualidade, Logística e demais setores. Conta com instrutores altamente qualificados, comprometidos em aperfeiçoar as competências dos técnicos.

Com duração de três dias, os treinamentos são imersivos, ministrados mensalmente com foco na capacitação da rede autorizada e profissionais técnicos de clientes frotistas, contemplando partes teórica e prática. Os treinamentos abrangem todo o portfólio da marca Spheros, com foco em sistemas de climatização para o transporte de passageiros, componentes eletrônicos e peças de reposição, garantindo o domínio técnico sobre as soluções oferecidas, incluindo instalação, operação e manutenção.

Treinamentos “in company”

Paralelamente às atividades realizadas na fábrica, a Spheros Service Academy leva seu know-how até os clientes por meio de treinamentos “in company”, conduzidos diretamente nas garagens. Essa iniciativa amplia a presença no Brasil, América Latina e África, garantindo proximidade, agilidade e total alinhamento às necessidades de cada operação. Destaque também ao apoio estratégico do SEST-SENAT, em um modelo de cooperação mútua, nas unidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, oferecendo formação técnica de excelência aos profissionais dessas regiões. Até 2026, o objetivo é ampliar essa parceria para as unidades de Brasília, Belo Horizonte e Manaus. Para garantir atualização contínua, os instrutores do SEST-SENAT participam regularmente de programas de reciclagem na unidade fabril em Caxias do Sul.

Com matriz na Alemanha e presença em 11 países, a Spheros é uma empresa de tecnologia global, líder de mercado no desenvolvimento e fabricação de soluções em climatização para transporte comercial – ônibus convencionais e elétricos – e tem como foco principal o desenvolvimento e produção de soluções de climatização e produtos eletrônicos para este mercado. Conta com mais de 1.100 funcionários.