Caxias do Sul 19/04/2024

Multinacional com fábricas em Caxias anuncia aquisição de líder na América Latina

Negócio busca expandir presença mundial, tornando-se o maior player em soluções de equipamentos para a coleta e transporte de resíduos sólidos
Produzido por Silvana Toazza, 10/05/2021 às 09:36:31
Multinacional com fábricas em Caxias anuncia aquisição de líder na América Latina
Foto: divulgação

A multinacional holandesa Hyva, com duas unidades fabris em Caxias do Sul, anuncia a aquisição de 75% do capital da Usimeca, líder em soluções de equipamentos para a coleta e o transporte de resíduos sólidos na América Latina, com sede no Brasil (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro). A transação permite à empresa assumir a liderança em equipamentos de gerenciamento de resíduos sólidos no mercado sul-americano.

“A Usimeca, com grande presença em soluções de manuseio de resíduos na América Latina, é reconhecida por seus produtos de qualidade e pela aplicação de tecnologias para tornar as cidades mais limpas. Estou orgulhoso de que esta empresa faça parte da família Hyva”, expressou Alex Tan, CEO da Hyva, líder global em soluções hidráulicas para carga e descarga, como cilindros hidráulicos, kits hidráulicos e guindastes articulados, atendendo às indústrias de veículos comerciais, implementos rodoviários e serviços ambientais.

Cesar Moreira, atual CEO e acionista com 25% das ações da Usimeca, segue como CEO após a aquisição.
“Temos cerca de 35% do mercado de equipamentos para coleta e transporte de resíduos sólidos no Brasil e, por meio da Hyva, podemos atender o crescimento da demanda na América Latina”.

Para Rogerio De Antoni, vice-presidente da Hyva para as Américas, ao aumentar a oferta de produtos, a empresa está apta a atender à crescente demanda deste mercado. “O feedback inicial do mercado é encorajador, por isso esperamos que nossa presença na América Latina aumente ainda mais.”

Curiosidade: calcula-se que o negócio de manuseio de resíduos atinja cerca de US$ 485 bilhões globalmente até 2025 (dados da ReportBuyer). Para o negócio de soluções de manuseio de resíduos da Hyva, a expectativa é que cresça dois dígitos ao ano. Os produtos desenvolvidos pela Usimeca serão exportados para países onde a Hyva já atua, enquanto os produtos de coleta e transporte de resíduos desenvolvidos pela Hyva serão disponibilizados na América Latina.

Hyva: oferece soluções para mais de 20 mil clientes em quatro linhas de negócios: soluções hidráulicas de basculamento, guindastes articulados, soluções de manuseio de contêineres e soluções de coleta, compactação e transporte de resíduos. A empresa opera em mais de 110 países com mais de 3.500 funcionários.

Usimeca: fundada em 1920 no Brasil, possui quatro instalações fabris na América Latina, no Brasil, México e Chile. Fabrica equipamentos de limpeza urbana com soluções de qualidade para transporte de resíduos sólidos e varredura mecanizada de ruas.