Com linha de montagem anunciada neste ano junto ao polo automotivo de Caxias do Sul, a Foton divulga números impressionantes no mercado verde-amarelo: nos primeiros sete meses de 2025, o total de emplacamentos supera o de 2024 no Brasil, um marco significativo.
Entre janeiro e julho, a companhia chinesa emplacou 696 caminhões no país, superando os 669 veículos registrados ao longo de todo o ano passado. Ao agregar as vendas das novas picapes Tunland, lançadas em junho deste ano, a marca já totaliza 778 veículos emplacados em 2025, entre caminhões e picapes.
O salto nas vendas reflete o avanço da Foton no mercado brasileiro desde que passou a ser administrada diretamente pela matriz chinesa, em 2023. Entre janeiro e julho daquele ano, a empresa emplacou 127 caminhões no Brasil. Em comparação com os 696 caminhões emplacados nos sete primeiros meses de 2025, o crescimento é extraordinário, de 448%.
Linha de montagem e portfólio variado
Entre os diferenciais estão tecnologias de ponta, preços competitivos e a rede de concessionárias, com mais de 40 revendas localizadas em 19 estados. O objetivo é encerrar 2025 com 80 revendas em todas as regiões do país. O pós-venda é abastecido por um centro de distribuição de peças em Santa Catarina. O portfólio atual de caminhões da Foton inclui seis modelos voltados a diferentes aplicações: o semileve Aumark 315, os leves Aumark S 715 e Aumark S 916, o médio Aumark S 1217, o semipesado Auman D 1722 e o caminhão semileve totalmente elétrico iBlue 6T, além das picapes Tunland.
Fundada em 28 de agosto de 1996, a Foton é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. É também a primeira do setor na China a atingir vendas totais de 11 milhões de unidades. Os produtos e serviços da Foton estão presentes em 130 países.
Em Caxias do Sul, a linha industrial conta com seis mil metros quadrados, com capacidade de produção de cinco mil unidades por ano e está localizada dentro do complexo fabril da Agrale.
Leia também:
Montadora chinesa anuncia produção de caminhões em Caxias do Sul