A engrenagem do setor de autopeças da Serra Gaúcha, com ramificações pelo país e mundo, comemora mais um investimento no Brasil que impactará a cadeia produtiva da região. Isso porque a Nissan anunciou que seu complexo industrial em Resende (RJ) passa por severa transformação para produzir o novo veículo Kicks. Com apenas 11 anos de existência, a unidade industrial da marca japonesa recebeu equipamentos e terá seu time reforçado com mais 400 funcionários.
Embora seja uma das mais modernas e jovens da montadora no mundo, a linha de produção exigiu mais de dois anos de preparação para fabricar o novo Nissan Kick. Um SUV diferenciado e tecnológico demandou uma evolução fabril, resultado dos investimentos de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está fazendo em novos projetos no Brasil.
A fábrica recebeu novos robôs para controlar o torque dos parafusos, um equipamento para fixação do turbo e sistemas de testes do novo motor. Na área de carroceria, em que as diferentes peças da estrutura de base são fixadas e começam a dar forma ao carro, o percentual de automação passou de 52% para 85%.
No total, foram instalados 98 novos robôs no Complexo Industrial de Resende. A unidade também ganhou 29 novos AGVs (Automatic Guided Vehicles), totalizando 202 unidades desses pequenos robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas, fazendo com que a operação seja mais flexível, segura e silenciosa. Além disso, 1.228 novos equipamentos e dispositivos foram adotados nas mais diferentes áreas do centro de produção.
Linha de montagem passou por transformação (foto: Cris Oliveira)
Mais de 100 funcionários foram enviados para treinamentos no Japão, e outros foram capacitados em países como México, Inglaterra e Estados Unidos. Na rota inversa, cerca de 40 estrangeiros vieram para o Brasil para dar suporte nas obras e treinar as equipes locais para a produção do novo Nissan Kicks, que também contou com o suporte de mais de 70 fornecedores, somando o apoio de 2.500 pessoas.
A saber: inaugurado em 15 de abril de 2014, o Complexo Industrial da Nissan em Resende é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. Possui da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.
Atualmente, a unidade conta com cerca de 2.200 funcionários da Nissan, ainda sem as novas contratações anunciadas recentemente. Esse número, porém, ultrapassa 3.000 pessoas incluindo funcionários de fornecedores que atendem a produção ou prestam serviços internos. Essa equipe garante que a manufatura atue, atualmente, em dois turnos.