Caxias do Sul 26/04/2024

MOMENTO MAIS CRÍTICO DA PANDEMIA: pela 1ª vez, todas as regiões figuram em bandeira vermelha no mapa preliminar

Aumento de casos e de lotação dos hospitais explica medida drástica
Produzido por redação, 27/11/2020 às 18:07:38
MOMENTO MAIS CRÍTICO DA PANDEMIA: pela 1ª vez, todas as regiões figuram em bandeira vermelha no mapa preliminar
Foto: divulgação

Considerado o momento mais crítico da pandemia, com o número de pacientes internados em leitos clínicos e em UTIs atingindo o pico da série histórica, o mapa preliminar da 30ª semana do Distanciamento Controlado traz, pela primeira vez, todas as 21 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto).

Dessa forma, pela terceira semana seguida, a região de Caxias do Sul figura em bandeira vermelha no mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado para conter a propagação da Covid-19. O anúncio da 30ª rodada foi feito no final da tarde desta sexta-feira (27/11), ainda cabendo recursos por parte de associações e prefeituras, até domingo. Na segunda-feira, o governo divulgará o mapa definitivo, que passará a valer a partir da próxima terça-feira.

Nas últimas duas semanas, a Serra também foi classificada de forma preliminar em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) para o coronavírus, mas, a partir de recurso, conseguiu reverter a decisão e se manteve em bandeira laranja.

Na quinta-feira (26/11), o Estado chegou a 1.183 pacientes hospitalizados por conta do coronavírus e a 775 pessoas internadas em leitos de UTI. Com a manutenção do total de leitos e o aumento de 13% nos pacientes confirmados por Covid-19 internados em UTI, houve nova redução de leitos livres, chegando ao menor âmbito desde o início do Distanciamento Controlado.

Atenção: as regiões com o maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (238), Caxias do Sul (128), Passo Fundo (79), Novo Hamburgo (74) e Canoas (62).

O Sindilojas Caxias informa que, mesmo se houver a confirmação da bandeira vermelha no mapa definitivo, a partir de terça-feira, o varejo não essencial local (de rua e shoppings) poderá atender com 50% dos trabalhadores e 25% da lotação, graças ao plano de cogestão. Por enquanto, se mantêm em vigor as regras da bandeira laranja.

RESUMO DA 30ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (13)

LARANJA > VERMELHA

Santa Maria (em cogestão)
Guaíba
Lajeado (em cogestão)
Santo Ângelo (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Bagé
Taquara (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)

Regiões que seguem igual

BANDEIRA VERMELHA (8)

Novo Hamburgo (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Canoas (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Uruguaiana