Caxias do Sul 24/04/2024

Momento é de preservar o caixa e renegociar contratos com transparência, orienta palestrante

Executivo do grupo Randon deu dicas para as empresas enfrentarem período de crise em reunião-almoço online na CIC de Caxias
Produzido por redação, 11/05/2020 às 21:10:30
Momento é de preservar o caixa e renegociar contratos com transparência, orienta palestrante
Ivanir Gasparin abriu transmissão que teve como palestrante Joarez José Piccinini
Foto: Candice Giazzon

Num cenário econômico nebuloso, qual o conselho aos empresários? Entre as dicas apontadas por Joarez José Piccinini, executivo das Empresas Randon, nesta segunda-feira, está a necessidade de preservação do caixa para contrapor a crise gerada pelas medidas de restrição contra a Covid-19.

"O caixa é rei nesta hora", aconselhou na primeira reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul transmitida de forma virtual.

O palestrante, que ocupa o cargo de diretor-superintendente de Serviços Financeiros e Relações Institucionais das Empresas Randon, destacou que o momento é de transparência e cumplicidade com clientes, fornecedores, empregados, bancos e com todos aqueles que podem ajudar.

"É importante usar este momento para estabelecer relações de transparência e confiança entre todos, para que o sofrimento seja mínimo, e não se perca de vista a manutenção da atividade econômica", salientou, acrescentando que essa preocupação deve ser ainda maior entre pequenas empresas.

Embora tenha alertado para projeções de um PIB global negativo em 2020, Piccinini acredita na retomada da economia mundial e brasileira no próximo ano.

"Com certeza teremos em 2021 uma recuperação muito forte da economia. Vai depender de todos nós a capacidade de sofrermos o mínimo possível, de termos o mínimo de perdas neste período e que estejamos preparados para o momento em que vamos retornar", analisou, dizendo que a sociedade brasileira precisa olhar para frente pois "temos condições de apresentar décadas de crescimento econômico."

O palestrante também falou da necessidade de equilíbrio das contas do governo neste momento de incertezas e defendeu as reformas num futuro próximo.

"Não há condições de aumentar imposto e, se não houver aumento de imposto, será preciso cortar gastos, senão não vai ser possível o equilíbrio das contas públicas. A prioridade neste momento do governo é aprovar toda e qualquer medida que nos permita socorrer as pessoas e as empresas, mas ali na frente é importante que as reformas estruturantes (tributária e administrativa) aconteçam. Elas têm de tramitar assim que a gente conseguir um pouco mais de calma em 2020, para que o país entre em 2021 podendo ter os benefícios da reforma", argumentou.

Reunião-almoço online


A reunião-almoço online foi aberta pelo presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, buscando atualizar a classe empresarial sobre os melhores conteúdos para auxiliar no enfrentamento do coronavírus enquanto persistirem as orientações de distanciamento social.

"Historicamente, é nos períodos de crise que o associativismo se fortalece, e as entidades de classe como a CIC têm a missão de amparar seu quadro associativo nestes momentos", frisou Gasparin.