Caxias do Sul 26/04/2024

Metadados adquire startup que usa inteligência artificial em recrutamento de pessoal

Empresa caxiense anuncia investimento de R$ 1,5 milhão no novo negócio
Produzido por redação, 23/06/2021 às 16:29:17
Metadados adquire startup que usa inteligência artificial em recrutamento de pessoal
Foto: Regina Lain

A movimentação continua intensa no filão de tecnologia da Serra Gaúcha. A Metadados, de Caxias do Sul, reforça sua participação no mercado e anuncia a aquisição de 64% de participação da conterrânea Skeel Recrutamento Inteligente, plataforma online de Inteligência Artificial (IA) para gerenciamento dos processos de seleção e recrutamento de pessoal.

A Metadados é referência em tecnologia e serviços para a gestão de Recursos Humanos e, com a transação, expande sua operação no segmento e incorpora a solução em seu atual portfólio de produtos, tornando-o mais robusto e competitivo.

O aporte financeiro inicial da Metadados na startup é de R$ 1,5 milhão, destinado sobretudo ao financiamento da expansão da empresa e à evolução tecnológica da plataforma Skeel Recrutamento Inteligente.

A saber: a startup Skeel nasceu de um projeto de parcerias criado pelo Trino Polo (Polo de TI da Serra Gaúcha), envolvendo vários empreendedores associados. A operação se apresenta como um case de sucesso de inovação na Serra Gaúcha. Os sócios-fundadores remanescentes Thiarlei Macedo e Leonardo Winckler Martins seguirão à frente da startup com autonomia na gestão do negócio, atuando de forma sinérgica com a Metadados.

Os clientes da Metadados poderão contar a partir de agora com uma das melhores alternativas tecnológicas do país para recrutamento e seleção com uso de inteligência artificial, enquanto os clientes da Skeel terão o respaldo da solidez e confiabilidade associadas à marca Metadados, salienta o diretor Administrativo e Comercial da Metadados, Robledo dos Santos Luza.

“Acreditamos que essa experiência trará oportunidades de aprendizado mútuo”, afirma Luza.

Para conhecer: desenvolvida em novembro de 2018, a Skeel Recrutamento Inteligente soluciona problemas frequentes no recrutamento de talentos, como elevada rotatividade, tempo e burocracia, aumentando a assertividade e a agilidade do processo ao conectar os desejos dos candidatos com as necessidades e demandas das organizações.

Com o uso de Inteligência Artificial, a plataforma analisa os candidatos e as vagas em diversos aspectos, desde habilidades, questões culturais da pessoa e do negócio, componentes comportamentais, formação, experiência profissional, geolocalização e pretensões salariais, entre outros. Além disso, disponibiliza indicadores, permite a criação e aplicação de provas personalizadas, comunicação com os candidatos, entrevistas online, entre outros atrativos em sintonia com as demandas dos clientes.

“A operação potencializa os negócios das duas empresas. A Metadados passa a ter um produto competitivo e moderno no portfólio de recrutamento e seleção e a Skeel alavancará seu processo de expansão de mercado e produto de forma acelerada. Os clientes das duas empresas serão os mais beneficiados com o negócio“, explica Thiarlei.

A previsão é que a nova solução esteja disponível para os clientes da Metadados nos próximos dias, já devidamente integrada com os seus produtos.

Sobre a Metadados

A Metadados Assessoria e Sistemas é uma empresa especializada em soluções tecnológicas e serviços para a gestão de Recursos Humanos. A organização atende mais de 1.300 clientes de segmentos variados e possui três unidades, localizadas em Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Barueri (SP).