Caxias do Sul 24/04/2024

Marcopolo testa veículo para trem nos trilhos da Maria Fumaça

Projeto inovador, em parceria com a Giordani Turismo, será submetido a análises a partir desta semana, sempre à noite
Produzido por redação, 06/09/2021 às 10:10:44
Marcopolo testa veículo para trem nos trilhos da Maria Fumaça
Modelo será usado em novo roteiro turístico no Sul
Foto: Julio Soares

A partir desta semana, mais precisamente em 9 de setembro (quinta-feira), os trilhos do passeio de Maria Fumaça - Trem do Vinho recebem, sempre à noite, o Veículo Leve sobre Trilhos, desenvolvido pela caxiense Marcopolo em parceria com a Giordani Turismo, de Bento Gonçalves, para a etapa de testes. O projeto inovador do Prosper VLT está em fase final de análise para registro definitivo.

Trata-se do primeiro modelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) fabricado pela Marcopolo Rail, divisão de negócios da Marcopolo destinada à fabricação de produtos metroferroviários. A Giordani Turismo apoia a operação dos testes de comissionamento que serão realizados no mesmo trajeto onde circula o emblemático passeio da Maria Fumaça. Eles integram as últimas etapas para o registro do VLT e visam assegurar que os sistemas e componentes estejam projetados, instalados, testados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais.

Até meados de outubro, a Marcopolo será a responsável pelos testes do veículo a serem realizados das 22h às 6h, no trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa - percurso do tradicional passeio da Maria Fumaça - Trem do Vinho, da Serra Gaúcha.

VLT não substituirá passeio com locomotiva histórica

As viagens de Maria Fumaça - Trem do Vinho, um dos passeios mais procurados por turistas que visitam a Serra Gaúcha, seguirão ocorrendo normalmente, pela manhã e tarde neste período em que o VLT estará em teste (meses de setembro e outubro).

A saber: o Prosper VLT será utilizado em um novo roteiro turístico na região Sul do Brasil, ainda sem data prevista para operação.