A caxiense Marcopolo, referência na fabricação de carrocerias de ônibus e no desenvolvimento de soluções de mobilidade, acelera suas estratégias globais e anuncia uma parceria com a Volvo Buses para a venda de ônibus completos nos mercados da França e da Itália. A novidade representa um passo decisivo na retomada das operações comerciais da Marcopolo na Europa, com produtos adaptados às normas e exigências locais.
Conforme o acordo, a Marcopolo fabricará uma versão europeia do modelo rodoviário Paradiso G8 1200, equipado com o chassi Volvo B13R, nas configurações 4x2 e 6x2, com variações de acordo com as necessidades dos operadores locais. Já a Volvo Buses atuará como contratante principal, assegurando as vendas e o suporte pós-venda dos veículos completos, em ambos os mercados, com base na rede de reparação de ônibus e caminhões da Volvo.
“A parceria com a Volvo Buses está totalmente alinhada à nossa estratégia de retorno ao mercado europeu. Identificamos uma oportunidade concreta de oferecer soluções sob medida, com um produto desenvolvido para atender às demandas específicas da França e da Itália”, comentou André Armaganijan, CEO da Marcopolo.
Estradas além-fronteiras
O Paradiso G8 1200 desenvolvido para o mercado europeu destaca a expertise da Marcopolo em adaptar suas carrocerias rodoviárias às exigências técnicas e operacionais dos mais diversos mercados internacionais. A expectativa é que as primeiras entregas ocorram até o final de 2026. Desde o lançamento da Geração 8, já foram produzidas mais de 5 mil unidades, das quais aproximadamente 1.500 foram destinadas ao mercado de exportação, consolidando a linha como uma plataforma global de mobilidade.
Atualmente, os modelos rodoviários da Marcopolo são produzidos em suas unidades fabris no Brasil, China, Colômbia e México. Além do Brasil, os modelos da Geração 8 já operam em países da América do Sul, como Peru, Chile e Uruguai; na África, com entregas para África do Sul, Burkina Faso e Costa do Marfim; e na Ásia, com destaque para os Emirados Árabes Unidos e Catar. A recente apresentação na Austrália marca a entrada oficial da Geração 8 na Oceania, reforçando a vocação internacional da Marcopolo e consolidando a presença global da marca.