Caxias do Sul 04/07/2025

MARCOPOLO RAIL finaliza exportação de trens para o Chile

Negócio é o mais importante da divisão no mercado internacional
Produzido por Silvana Toazza, 01/07/2025 às 10:21:37
MARCOPOLO RAIL finaliza exportação de trens para o Chile
Três composições de dois carros, modelo Prosper, iniciam operação ainda neste ano
Foto: Marcopolo, divulgação

A caxiense Marcopolo Rail fez o embarque de mais dois carros para a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado - EFE Trenes de Chile, organização pública responsável pela gestão da rede ferroviária daquele país. Com isso, a divisão especializada no desenvolvimento e produção de veículos ferroviários completa as três composições de trens previstas para este ano em seu mais importante negócio internacional já concretizado.

“O objetivo agora é acompanhar a entrega das composições e dar suporte nos testes de campo, que serão realizados ao longo do segundo semestre, para que os veículos possam entrar em operação ainda este ano, beneficiando mais de 300 mil pessoas das zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule”, destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Os trens vão operar na linha Talca-Constituição, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão, 11 estações, que vai transportar cerca de 50 mil passageiros por ano, ligando quatro municípios. O contrato com a EFE inclui o fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção.

Veículos modernos e eficientes

As unidades do modelo Prosper fornecidas são eficientes e bidirecionais, pois possuem cabines de operação em cada extremidade. As cargas têm capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Os modelos contam com climatização, espaço para pessoas com mobilidade reduzida, além de sanitário. São três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada uma, com portas em ambas as laterais, poltronas com apoio de braço, portas USB e mesa dobrável no encosto. Para maior conforto térmico, os trens têm sistema de ar condicionado independente para cada carro.

Além do contrato fornecido à tradicional empresa pública chilena, dentre os projetos já aprovados e desenvolvidos estão o Prosper VLT, primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) da Marcopolo Rail e que em 2024 entrou em operação em uma rota turística operada pela serrana Giordani Turismo, em Santana do Livramento (RS). A companhia também é responsável pela fabricação dos transportadores de pessoas fornecidos para o consórcio AeroGru, responsável pelo transporte que conecta a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP).