Caxias do Sul 14/07/2025

Marcopolo inaugura escola de formação profissional no Espírito Santo

Instituição comemora 35 anos e expande atuação com 38 alunos da 1ª turma em São Mateus
Produzido por Silvana Toazza, 11/07/2025 às 16:10:19
Marcopolo inaugura escola de formação profissional no Espírito Santo
CEO da companhia, André Armaganijan, participou do evento de inauguração
Foto: Marcopolo, divulgação

A Escola de Formação Profissional Marcopolo (EFPM) completa neste mês 35 anos de atuação e alavanca de competências da principal fabricante de carrocerias de ônibus da América Latina. O marco foi comemorado na última quinta-feira (10 de julho) com a inauguração de uma filial da instituição em São Mateus, no Espírito Santo, onde a Marcopolo também mantém parque fabril. O evento de estreia contou com a presença do CEO da companhia, André Armaganijan, além de gestores da empresa e dos 38 alunos da primeira turma. O curso inicial será o de montador de veículos automotores.

Com foco na qualificação de mão de obra para atender às demandas da Marcopolo e do mercado, a escola oferece aos jovens não apenas capacitação técnica, mas também o desenvolvimento de outras competências, como disciplina, trabalho em equipe, comunicação e relacionamento interpessoal. Os aprendizes têm a oportunidade de conhecer de perto as diversas etapas da indústria de ônibus, ampliando sua visão sobre o setor.

1,6 mil jovens já formados

Ao longo de seus 35 anos de atuação, a Escola de Formação Profissional Marcopolo já treinou cerca de 1,6 mil jovens em Caxias do Sul (RS), onde a iniciativa teve início. Além do curso de montador de veículos automotores, a unidade oferece formações para soldador montador, eletricista de veículos e mecânico de veículos automotores, ampliando as possibilidades de inserção no mercado e contribuindo para o fortalecimento da indústria local.

A saber: fundada há 75 anos em Caxias do Sul, a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.