Caxias do Sul 28/03/2024

Marcopolo exporta 130 ônibus para Angola com proteção contra a Covid-19

É o primeiro país da África a receber veículos da fabricante caxiense com soluções de biossegurança BioSafe
Produzido por redação, 29/07/2020 às 18:24:28
Marcopolo exporta 130 ônibus para Angola com proteção contra a Covid-19
Foto: Edypo Alaniz

É em meio às crises que as empresas evidenciam sua verdadeira força de criar soluções e contornar as dificuldades. A caxiense Marcopolo não só fez isso como está garantindo seu lugar ao sol no mundo com o projeto BioSafe, que contempla inovações pioneiras para minimizar o contágio de doenças como a Covid-19.

Dessa vez, a novidade foi adotada pela primeira vez por um país da África: Angola adquiriu um lote de 130 ônibus equipados com barreiras de proteção para motorista e cobrador. O kit é uma das iniciativas pela Marcopolo BioSafe, plataforma que reúne soluções e produtos que promovem a biossegurança dos passageiros, garantindo mobilidade segura nas principais cidades de todo o mundo.

Os veículos, adquiridos pela Asperbras para o Programa de Mobilidade Urbana, contribuirão com o transporte do país. De última geração, são equipados com o que há de mais atual no sistema de transporte urbano, com modelo de bilhetes eletrônicos, georreferenciamento via satélite, manutenção de frota, monitoramento e gerenciamento operacional.

“Este é o primeiro negócio fechado de soluções Marcopolo BioSafe para o mercado africano, o que demonstra que os novos padrões de segurança, bem-estar e saúde dos passageiros e usuários vieram para ficar e serão adotados como um novo parâmetro”, frisa André Armaganijan, diretor de Estratégias e Negócios Internacionais.

A solução flexível e modular pode ser instalada em diferentes carrocerias, reduzindo a possibilidade de contágio pela Covid-19 porque diminui significativamente a exposição dos profissionais a possíveis gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro.

Para entender: os 130 ônibus Marcopolo Torino são equipados com chassi Volkswagen, têm 10,5 metros de comprimento, sistema de ar-condicionado e 29 poltronas modelo City.

A parceria entre a Marcopolo e Asperbras intensifica a liderança das duas marcas no mercado angolano. Nos últimos três anos, a parceria garantiu o envio de mais de 600 unidades para o mercado angolano, reforçando ainda mais o transporte coletivo urbano e rodoviário no país.

3ª exportação BioSafe para o mercado externo

Essa é a terceira exportação de veículos com as soluções Marcopolo BioSafe. A primeira venda internacional com as novidades de biossegurança ocorreu em junho para a Argentina, com o envio de um Paradiso 1800 Double Decker. O veículo foi equipado com sanitário com luz ultravioleta para desinfecção do ambiente, cortinas antibacterianas, capas antibacterianas nas poltronas e dispositivos com álcool em gel nas portas de acesso tanto do piso inferior quanto do piso superior.

A segunda exportação concretizou-se no início de julho, para o operador Andimar, do Chile, que adquiriu 13 ônibus Paradiso New G7 1800 Double Decker com sanitário com sistema que usa luz UV-C para desinfecção, cortinas antimicrobianas entre as poltronas e no corredor, dispensers de álcool em gel na subida da escada para o segundo piso e na entrada da porta de serviço entre eixos.