Caxias do Sul 25/07/2025

MARCOPOLO entrega seu maior pedido de ônibus elétricos

Os 95 veículos serão usados em linhas que operam na zona norte da capital paulista
Produzido por Silvana Toazza, 23/07/2025 às 15:36:25
MARCOPOLO entrega seu maior pedido de ônibus elétricos
Sambaíba Transportes Urbanos, de SP, recebeu encomenda
Foto: Marcopolo, divulgação

A caxiense Marcopolo concretizou a maior entrega de carrocerias de ônibus elétricos de sua história: 95 unidades foram repassadas à Sambaíba Transportes Urbanos, uma das principais operadoras de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos serão usados em linhas que trafegam na zona norte da capital paulista, demonstrando a capacidade da companhia em atender à crescente demanda por um transporte público sustentável e de baixas emissões de poluentes.

Os ônibus entregues são do modelo Carroceria Marcopolo Attivi Low Entry, com chassi Mercedes-Benz. Com 13,2 metros de comprimento, os veículos têm capacidade para transportar até 80 passageiros — sendo 28 sentados em poltronas City Estofada e 52 em pé. Contam ainda com sistema de ar condicionado, câmeras internas de monitoramento, dispositivo de acessibilidade, quatro portas para embarque e desembarque e carregadores USB distribuídos pelo salão.

Nacionalização de componentes

Trata-se do primeiro modelo de carroceria desenvolvido pela Marcopolo para uso em chassis elétricos, seja próprio — como no caso do Attivi Integral — ou em parceria com fabricantes. O projeto prioriza a nacionalização de componentes, incluindo baterias e sistemas eletroeletrônicos, reforçando o compromisso da empresa com a indústria nacional e a sustentabilidade.

O Attivi Integral, que já passou por testes em diversas cidades brasileiras, possui autonomia de até 250 km, com tempo de recarga de até quatro horas. Recentemente, a Marcopolo destinou R$ 50 milhões para ampliar a capacidade produtiva de veículos elétricos em sua planta de São Mateus (Espírito Santo), consolidando-se como uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias limpas para o setor de transportes.