Caxias do Sul 05/08/2020

Marcopolo e Volvo ampliam fornecimento de ônibus para a Guatemala

Veículos integrarão o sistema de transporte urbano da capital do país
Produzido por redação, 27/07/2020 às 15:57:39
Marcopolo e Volvo ampliam fornecimento de ônibus para a Guatemala
Foto: Edypo Alaniz

De contrato em contrato, a Marcopolo dribla a crise econômica provocada pela Covid-19. Dessa vez, em parceria com a Volvo, a fabricante caxiense fornece 20 ônibus urbanos para o sistema de transporte urbano Transmetro, da Cidade da Guatemala, capital do país de mesmo nome da América Central.

Os veículos, do modelo Viale Articulado BRT, possuem chassi Volvo B340 M Euro 5, com 20 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros. Possuem piso alto para acesso às plataformas de embarque, com três portas do lado esquerdo e quatro portas do lado direito, e poltronas do modelo City Estofada, sendo 12 assentos preferenciais e posto para cadeirante. Para total acessibilidade, os ônibus são equipados com duas rampas de acesso para cadeira de rodas.

A Marcopolo conquistou expressiva presença no sistema de transporte urbano da Cidade da Guatemala, com 180 unidades. Desde 2012, todos os veículos em operação foram fornecidos pela fabricante serrana.

Para conhecer: o Transmetro, sistema de transporte coletivo urbano da Guatemala, foi criado em fevereiro de 2007 e possui sete linhas, sendo duas linhas BRT e cinco linhas de transporte misto. Conta com frota de cerca de 350 ônibus e transporta 415 mil passageiros por dia.

O sistema é semelhante a outros modelos na América Latina, como o TransMilenio em Bogotá, o Metropolitano em Lima, o MIO em Cali, Ecovía e Metrobús em Quito, Metrovía em Guayaquil e Red Movilidad em Santiago do Chile.

Primeira entrega técnica virtual

O fornecimento dos novos Ônibus Viale BRT para o Transmetro representou ainda a concretização da primeira entrega técnica virtual da Marcopolo. No recém-inaugurado Espaço do Cliente da Marcopolo, reuniu por videoconferência autoridades da prefeitura da Cidade da Guatemala, capital daquele país, e representantes da Marcopolo e da Volvo, e garantiu que os clientes pudessem acompanhar e realizar a inspeção de todos os itens solicitados na licitação.

“Queremos que a jornada de nosso cliente seja positiva e marcante do fechamento do pedido até a entrega do produto, mantendo o estreito contato, mesmo que não físico, e garantindo a total satisfação”, avalia José Luiz Moraes Goes, gerente executivo de Negócios Internacionais Região Internacionais.

Localizado na unidade Ana Rech, o Espaço do Cliente possui estrutura com uma área de 600 m² e conta com salas de reunião preparadas para videoconferências, com equipamentos e tecnologia para os processos de configuração e vistoria dos modelos.