Caxias do Sul 03/05/2024

MARCOPOLO cria programa de incentivo aos colaboradores empreendedores

Com a iniciativa, grupos internos desenvolveram projetos e três finalistas terão suas ideias aceleradas e concretizadas pela companhia caxiense
Produzido por Silvana Toazza, 20/10/2023 às 11:44:04
MARCOPOLO cria programa de incentivo aos colaboradores empreendedores
Três projetos do Go³ passaram pela aceleração e foram aprovados pela diretoria da empresa
Foto: Marcopolo, divulgação

Não basta apenas incentivar o empreendedorismo externo. Reter os talentos é fundamental, e passa também (e sobretudo) por propiciar espaços de desenvolvimento dentro das companhias. É isso o que pensa a Marcopolo. E não só pensa, como executa. A maior fabricante de carrocerias de ônibus da América Latina aposta em um programa de incentivo aos colaboradores empreendedores. Com a iniciativa, grupos internos criaram projetos a serem desenvolvidos pelo conglomerado de 73 anos, e três finalistas terão suas ideias aceleradas e concretizadas.

Sim, como incentivo ao espírito empreendedor de seus funcionários, a Marcopolo conta com o Go³, programa de intraempreendedorismo que convida colaboradores a propor ideias focadas em novos negócios e tecnologia. A primeira edição reuniu 164 funcionários, que aderiram voluntariamente à iniciativa, resultando em 116 ideias que contribuem com o posicionamento da companhia de ser protagonista no desenvolvimento de soluções em mobilidade.

Engajamento surpreende

“Percebemos um alto índice de engajamento de nossos colaboradores. Foram 1.332 horas de dedicação apenas na etapa de treinamentos. Na segunda fase, quando iniciamos o processo de aceleração das ideias, foram mais de 600 horas dedicadas a estudos, plano de implementação, definição de recursos necessários e potencial retorno à companhia”, revela João Paulo Ledur, diretor de estratégia e transformação digital da Marcopolo.

Ao final da primeira edição do Go³, os três projetos que passaram pela aceleração e foram aprovados pela diretoria da empresa serão implementados. Além disso, os profissionais do projeto vencedor vão embarcar para uma viagem de imersão em ecossistemas de inovação e tecnologia nos Estados Unidos, com um roteiro focado nos próximos passos de desenvolvimento da iniciativa.

Iniciativas de vanguarda

Entre os vencedores está Lucas Brandalise, representante da MarcoAdditive, que desenvolveu um projeto de impressão 3D para atender demandas da Marcopolo.

“Essa é uma ideia que envolveu a participação de diversos colaboradores da companhia. Inicialmente, pensamos em revolucionar os processos de produção e fabricação, criando um Centro de Excelência em Manufatura Aditiva. A partir do trabalho conjunto, conseguimos entender as reais necessidades do mercado e, agora, estamos empolgados com as oportunidades que nos esperam”, conta.

Com o sucesso da iniciativa, a Marcopolo prevê a segunda edição do Go³ para 2024, com o objetivo de manter os profissionais engajados a propor ideias e inovações que possam ser implementadas na indústria, além de contribuir com a identificação de novos talentos e promover o engajamento dos profissionais.