Caxias do Sul 29/03/2024

MARCOPOLO anuncia mudanças no plano de sucessão e novo CEO para 2023

Processo de alteração na governança corporativa prevê conclusão do mandado de James Eduardo Bellini em março do ano que vem
Produzido por redação, 31/03/2022 às 20:13:53
MARCOPOLO anuncia mudanças no plano de sucessão e novo CEO para 2023
Foto: Edypo Alanis

Em comunicado emitido no final da tarde desta quinta-feira (31/03), a Marcopolo anuncia aos seus acionistas e ao mercado em geral alterações na sua governança corporativa, relacionadas ao Conselho de Administração e ao plano de sucessão de seu diretor geral (CEO). As decisões foram tomadas em Assembleia Geral Ordinária.

Ficou determinado que James Eduardo Bellini, eleito para ocupar o cargo de diretor geral (CEO) em abril de 2019 e reconduzido à posição em março de 2020, concluirá seu mandato de três anos em março de 2023. Dando sequência ao plano de sucessão, a maior fabricante de ônibus da América Latina informou que o Conselho de Administração indicou André Vidal Armaganijan como sucessor para a posição de CEO, em substituição a James Eduardo Bellini, após a conclusão do seu mandato em março de 2023. Com isso, o cargo passa a ser ocupado por um profissional do mercado e não mais por um acionista e herdeiro de um dos fundadores da Marcopolo.

Na Assembleia Geral Ordinária desta quinta-feira também foram eleitos os Conselheiros de Administração Mauro Gilberto Bellini, Paulo Cezar da Silva Nunes, Dan Ioschpe, Denise Casagrande da Rocha, Henrique Bredda, José Rubens de la Rosa e Mateus Affonso Bandeira.

Mauro Gilberto Bellini e Paulo Cezar da Silva Nunes
foram reconduzidos aos cargos de presidente e vice-presidente do Conselho de Administração, respectivamente.

O prazo dos mandatos dos membros do Conselho de Administração será de um ano, resultado da alteração de prática recorrente da companhia, que antes adotava prazo de dois anos para a função. A modificação busca uniformizar os prazos dos mandatos do Conselho de Administração e da Diretoria Geral (CEO), que expirarão na data de realização da Assembleia Geral Ordinária de 2023.

James Eduardo Bellini conduzirá a transição do novo diretor geral, conforme planejado, ao longo dos próximos 12 meses. Ao final da transição, James Eduardo Bellini deverá substituir Mauro Gilberto Bellini na composição do Conselho de Administração da companhia. A sucessão definitiva, portanto, ocorrerá pela deliberação dos acionistas em Assembleia Geral Ordinária e sucessiva reunião do Conselho de Administração, em março de 2023. A decisão sobre a sucessão na empresa era uma informação que vinha sendo cobrada pelo mercado e por parte dos acionistas.

A saber: André Vidal Armaganijan, que atualmente é diretor de Negócios Internacionais e de Operações Comerciais Mercado Externo, acumula sete anos de atividades na Marcopolo, onde ingressou em novembro de 2014 como diretor de Estratégia. É graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo, com Pós-Graduação em Administração pela Fundação Getulio Vargas e MBA pela Universidade de Chicago. Com 46 anos, é casado e tem duas filhas.

Quem assina o comunicado ao mercado é José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.