Caxias do Sul 29/06/2022

Malharia da Serra lança modelo pioneiro de franquia no Brasil

Projeto de franchising está sendo estruturado há mais de um ano, com um grande diferencial: estoque 100% consignado
Produzido por Silvana Toazza, 06/06/2022 às 16:23:36
 Malharia da Serra lança modelo pioneiro de franquia no Brasil
Projetos arquitetônicos envolvem lojas de rua e de shoppings
Foto: Arte 3D: Balé Arquitetura Comercial

Ao comemorar neste mês 53 anos tecendo sua história no mercado, a Ballardin Malhas torna-se pioneira no segmento de franchising no setor malheiro no Brasil. Com fábrica e showroom em Caxias do Sul, outlet em Farroupilha e mais de 10 mil revendedoras em 600 cidades brasileiras, a companhia serrana dá um novo passo e lança seu projeto de expansão por meio de franquias exclusivas da marca.

O modelo de negócio oferece opções para estruturas de lojas em rua e de shopping, com investimento que parte de R$ 206 mil e prazo de retorno de 33 meses. O grande diferencial das franquias Ballardin Malhas está no estoque 100% consignado, ou seja, a franqueadora entra como uma grande parceira do estabelecimento, apostando junto com o lojista nos produtos. Na prática, isso significa menor investimento inicial, menor necessidade de capital de giro, redução dos riscos, maior flexibilidade para gestão do estoque e peças sempre atualizadas.

Apesar de ser um sonho antigo, o projeto vem sendo estruturado somente há um ano e meio, quando a família observou, durante a pandemia, que a marca tinha potencial para expandir ainda mais.

CURIOSIDADE: desde 2006, a malharia trabalhava quase que exclusivamente por meio de revendedoras que iam até as casas das pessoas. Com a entrada da 3ª geração da família (as irmãs Adriele, Franciele e Michele), o negócio foi ganhando fiação. Em 2018, a Ballardin passou a vender para outros lugares além do RS, e em 2020 implantou e-commerce para venda direta ao consumidor.

Coleção outono-inverno 2022 (foto: Kaleo Rodrigues)

“Quando desenvolvemos o estudo de viabilidade, identificamos que uma das principais dores dos empresários do ramo de moda é justamente o estoque, porque as coleções são temporais. O estoque acaba sendo um investimento alto para o lojista, que fica com o dinheiro parado em mercadorias. Foi aí que percebemos que a solução estaria justamente nesta segurança e tranquilidade do produto consignado. O franqueado só vai pagar pelo produto que vender”, revela Franciele Daniel, diretora Comercial da Ballardin Malhas, antecipando que, com as franquias, além das coleções outono/inverno para o público adulto feminino, serão lançadas campanhas de verão para que os lojistas tenham mais competitividade durante todo o ano.

Franciele compõe a 3ª geração da família à frente da empresa, ao lado das irmãs Adriele e Michele Daniel. A Ballardin Malhas também é administrada pelos pais das irmãs, o casal Iraci Ballardin Daniel e Valcir Daniel. A marca foi fundada em junho de 1969 por Edith Zanetti Ballardin e Jaime Ballardin, pais de Iraci.

Adriele Daniel, diretora de Marketing da Ballardin Malhas, conta que a franchising sempre foi um sonho da família, especialmente dela e das irmãs. Porém, foi durante a Covid-19 que identificaram que esse era o momento certo. Há quase um ano e meio, a empresa contratou uma consultoria especializada neste tipo de negócio para encontrar o melhor formato de franquia para os empresários. No processo, foram planejados os modelos, a visibilidade financeira, o projeto arquitetônico exclusivo, o manual de operação, além de assessorias jurídica e de marketing para cada unidade.

“Queremos crescer aos poucos, sem um projeto de expansão rápida. Queremos dar atenção a cada franqueado, de forma muito personalizada”, acrescenta Michele Daniel, diretora Financeira e Jurídica da Ballardin Malhas.

A saber: conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2021, o faturamento das franquias no Brasil avançou 10,7% em relação a 2020, passando de R$ 167,187 bilhões para R$ 185,068 bilhões. O segmento de moda foi um dos que mais cresceu em 2021, apresentando expansão de 15,2% no faturamento e de 11% no número de unidades.

Contatos por meio do telefone (54) 3212.1083 (departamento comercial), pelo WhatsApp (54) 9.9963.3523 ou pelo e-mail ballardin@ballardinmalhas.com.br.