Caxias do Sul 20/04/2024

Mais duas semanas de BANDEIRA PRETA no RS

Governador anunciou mais restrições para combater o avanço acelerado da Covid-19
Produzido por redação, 05/03/2021 às 17:33:14
Mais duas semanas de BANDEIRA PRETA no RS
Foto: reprodução

O governador Eduardo Leite se pronunciou, no final da tarde desta sexta-feira (05/03), por meio de transmissão pelas redes sociais, sobre o momento mais crítico da pandemia, o que, segundo ele, exige medidas emergenciais e mais restritivas.

Entre as decisões, acordadas antes em reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o governador anunciou mais duas semanas de bandeira preta para o Rio Grande do Sul, mantendo nesse período a suspensão temporária da cogestão (em que as regiões podem adotar protocolos condizentes à bandeira anterior).

Ou seja, só a partir de 22 de março a cogestão pode ser retomada, embora o governador já tenha antecipado que os protocolos para bandeira vermelha serão mais rigorosos. Outra decisão foi de que será mantida até o dia 31 de março a suspensão das atividades das 20h até as 5h no Estado.

Leite ainda anunciou que está proibida, a exemplo do decreto de Caxias, em todo o Rio Grande do Sul, a venda de itens não essenciais em supermercados, como artigos domésticos, flores, bazar, calçados e roupas, setores esses que deverão ter barrado o acesso do público. A regra passa a valer a partir de segunda-feira, a tempo de os empreendimentos se adequarem à nova norma. Também fica proibida a utilização do mar para esportes aquáticos e outras práticas, assim como academias em condomínios.

Para zelar pelas regras, o Estado promete para os próximos dias a criação de um canal online para denúncias.