Caxias do Sul 05/05/2024

Maior hub de inovação do Estado fecha as portas no centro de Caxias do Sul

Prédio de vários andares envidraçado da OCA, situado na esquina da Vinte de Setembro com a Alfredo Chaves, está praticamente vazio
Produzido por Silvana Toazza, 28/04/2020 às 18:41:21
Maior hub de inovação do Estado fecha as portas no centro de Caxias do Sul
Até mesmo a placa com o nome do complexo de coworking deixou de existir
Foto: Marcos Fernando Kirst

Caxias do Sul entrou para a rota de inovação e conectividade no país com a OCA Brasil Innovative Hub, nascida em 2016, mas que ganhou fortificação com a expansão em 2018. Mas desde o final de semana o público deparou com um cenário que deixa ainda mais fragilizada a nossa economia.

O prédio de vários andares envidraçado da OCA, situado na Rua Vinte de Setembro, 1.585, na esquina com a Alfredo Chaves, está praticamente vazio (se mantém na construção a academia Movimente, no quinto andar). Móveis e a estrutura interna foram retirados, incluindo o café que ficava na parte frontal. Até mesmo a placa com o nome do hub de inovação, o maior do Estado, deixou de existir.

O site investigou o que ocorreu com o complexo central que conjugava espaços de coworking e células de inovação, com capacidade para 70 empresas residentes, num momento em que pagar aluguel para salas comerciais próprias já vinha sendo repensado pelos empresários.

A OCA chegou inclusive a abrigar até o final do ano passado o projeto Hélice - Movimento pela Inovação, numa parceria das empresas Florense, Marcopolo, Randon e Soprano, com o apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). Porém, essa célula de criação migrou para o TecnoUCS.

O atual administrador da OCA não respondeu aos questionamentos feitos pelo site, mas o portal obteve informações junto a fontes do mercado de que os clientes que usavam a estrutura de compartilhamento foram avisados na quinta-feira que precisavam retirar seus pertences, pois os contratos seriam rescindidos e o espaço, fechado, sob a alegação dos reflexos da Covid-19, embora há quem cogite outros fatores agregados.

A saber: o fundador da OCA, Danillo Sciumbata, não responde mais pela operação, pois deixou a gestão da empresa no final de 2019.

Não se sabe se a OCA reabrirá em outro espaço e quais os rumos da filial de Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento, inaugurada em maio de 2019, num investimento de R$ 5 milhões.

A intenção da OCA Brasil Innovative Hub era replicar o conceito para Santa Catarina e até para o Exterior. Uma lástima.