Caxias do Sul 30/10/2020

Magnani instala sistema de energia solar em 11 postos da rede SIM

Com economia de R$ 100 mil ao mês em luz, projeto-piloto da cadeia de combustíveis envolvendo fonte sustentável de energia deve avançar para outras revendas
Produzido por Silvana Toazza, 16/10/2020 às 10:13:34
Magnani instala sistema de energia solar em 11 postos da rede SIM
Foto: Mateus Magnani

A SIM, maior rede de varejo de combustíveis do país, selou parceria com a caxiense Magnani Luz e Energia para a instalação de sistemas de energia solar em 11 postos da Serra e da Região Metropolitana.

A economia prevista com essa fonte sustentável de energia para esse projeto-piloto é de R$ 100 mil mensais, garantindo o retorno do investimento em apenas três anos.

“Temos grande preocupação com as questões ambientais. Iniciamos o processo de revisão da matriz energética e buscamos, por meio da energia fotovoltaica, uma nova fonte sustentável associada a uma melhoria na viabilidade de nossas operações. Até porque o custo com energia elétrica é uma importante fonte de despesas operacionais em postos de combustíveis”, salienta Wilson Colombo, gerente de Obras e Manutenção da SIM Rede de Postos.

A instalação das placas de energia solar em parceria com a Magnani está em fase final de concretização e compreende quatro postos SIM em Caxias do Sul, dois em Farroupilha e os demais em Canela, Flores da Cunha, Vacaria, Esteio e Gravataí.

Com base nos resultados desse projeto-piloto, a rede SIM tem a intenção de replicar o modelo de energia solar para outros postos do grupo, com sede administrativa em Flores da Cunha, que hoje conta com 140 revendas espalhadas pela Região Sul do país.

Para Colombo, a tendência de diversificação das matrizes energéticas para fontes renováveis e limpas não diverge do mercado em que a SIM atua, de venda de combustíveis fósseis. Pelo contrário:

“É parte do nosso plano estratégico trabalhar com energia automotiva, seja qual for. Atualmente, o mercado de combustíveis ainda é muito dependente da gasolina e do diesel. Porém, novas tecnologias estão evoluindo e estamos atentos aos movimentos, sejam eles locais ou globais”, revela o executivo.

A Magnani Luz e Energia, com operações em Caxias do Sul e em Torres, conta com inúmeros projetos de usinas de energia solar concretizados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e comemora a parceria com a rede de postos SIM. Os números vêm crescendo exponencialmente a partir da diversificação de setores que enxergam na energia fotovoltaica a possibilidade de um investimento seguro e com juros atrativos em bancos e cooperativas de crédito.

“A empresa apenas desloca o custo com energia elétrica para o financiamento em energia solar, sem precisar mexer no seu fluxo de caixa, e o investimento se paga”, expressa Paulo Magnani, diretor geral da Magnani.

O empresário orgulha-se ao destacar que a empresa que leva seu sobrenome foi a primeira de Caxias do Sul a possuir o sistema de energia solar conectado à Rio Grande Energia (RGE). É uma das maiores clientes da gigante WEG na Serra Gaúcha.

Curiosidade: o sistema optado pela rede SIM é WEG, fornecido pela Magnani, que, além de distribuidora, é uma empresa certificada para o fornecimento de soluções em energia solar e armazenamento da marca.

A Magnani é precursora na gestão das usinas de energia solar em tempo real, com um moderno sistema de monitoramento. Dessa forma, há a possibilidade de intervenções técnicas de forma rápida, ocasionando menos perdas para o cliente.

Relação dos postos SIM com energia solar:

*Posto SIM Rota do Sol (Caxias do Sul)

*Posto SIM Canela

*Posto SIM Fátima (Caxias do Sul)

*Posto SIM Santo Antônio (Farroupilha)

*Posto SIM Parque do Sol (Caxias do Sul)

*Posto SIM São Luiz (Farroupilha)

*Posto SIM São Ciro (Caxias do Sul)

*Posto SIM Pérola (Flores da Cunha)

*Posto SIM Esteio

*Posto SIM Gravataí

*Posto SIM Vacaria