Caxias do Sul 27/04/2024

Longas filas se formam na Rua Sinimbu por conta da vacinação de idosos na Praça Dante

Secretaria Municipal da Saúde organizou um drive-thru para imunizar os idosos contra a Influenza, nesta quinta-feira, em Caxias do Sul
Produzido por Silvana Toazza, 26/03/2020 às 11:04:28
Longas filas se formam na Rua Sinimbu por conta da vacinação de idosos na Praça Dante
Longas filas e congestionamento se formam em frente à Catedral
Foto: Bitcom

Não era dia de recolhimento familiar? Muita gente das sacadas de seus prédios ou ao circular pelo Centro de Caxias do Sul percebeu uma movimentação incomum na manhã desta quinta-feira (26) para um dia de quarentena, na Rua Sinimbu, com filas e congestionamento desde São Pelegrino, na Avenida Itália, até a Praça Dante.

O motivo desse agito em plena quinta-feira de reclusão social deve-se à ação organizada pela Secretaria Municipal da Saúde e divulgada pelas redes sociais. Das 9h às 16h, a prefeitura de Caxias promove um drive-thru para imunizar os idosos contra a Influenza, na Praça Dante Alighieri, em frente à Catedral.

A intenção é manter os idosos dentro do carro para receber a dose, evitando expô-los ao risco de contaminação pelo coronavírius. A campanha busca manter as pessoas com mais de 60 anos o menor tempo possível na rua, mas não é o que está acontecendo. Longas filas e congestionamento têm exigido paciência da terceira idade e jogo de cintura dos profissionais que estão atendendo a essa população.

A concentração da ação em um único dia, com horário limitado, também estimulou um movimento acima do normal de pessoas idosas preocupadas com a falta de vacinas, situação já relatada em farmácias e outros pontos de distribuição, em um momento em que esse público é o mais vulnerável no contexto de contágio de gripes.

Lembrando: a vacina previne contra a influenza e não contra o coronavírus, mas é importante na medida em que evita que outras gripes abram espaço ao novo vírus e serve de medida de exclusão na confirmação de diagnósticos.