Caxias do Sul 04/05/2024

Lar da Velhice de Caxias do Sul ganha nova ala de alimentação e vestiários

Obra, executada ao longo de um ano, demandou investimento de R$ 1 milhão e beneficia 78 idosos
Produzido por Silvana Toazza, 06/10/2023 às 08:33:26
Lar da Velhice de Caxias do Sul ganha nova ala de alimentação e vestiários
Ampliada, instituição necessita de doação de alimentos não-perecíveis
Foto: Aires Battistel e Luciane Modena

O Lar da Velhice São Francisco de Assis ganha novo capítulo em sua história de ampliação e melhoria dos serviços prestados aos 78 idosos que residem na instituição caxiense. Isso porque acaba de ser inaugurada a nova ala de alimentação, além de novos vestiários aos funcionários, perfazendo 850 metros quadrados.

A obra, executada ao longo de um ano, exigiu investimento de R$ 1 milhão, com recursos oriundos do Pró-Social, da Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul. O grande destaque da ampliação é o novo refeitório, amplo e com luz natural. Por meio de uma parede de vidros, os idosos têm contato com a área externa.

"O impacto para eles é principalmente na qualidade de vida. Com uma área maior e ótima luminosidade, poderão fazer as refeições olhando o jardim, vendo o amanhecer, anoitecer, chuva e sol. Isso traz alegria, traz vida. A obra toda não tem degraus, evitando risco de quedas", reforça o diretor da instituição, Valdir Costella.

O espaço também conta com uma nova câmera fria, refeitório para os funcionários, espaço para armazenamento de frutas e estoque. Os vestiários, para os trabalhadores, é outra parte especial. A recepção foi remodelada para acolher os doadores, que ajudam a manter o Lar há 63 anos.

Melhorias constantes: em 2022, o Lar realizou a entrega de uma nova ala da saúde, com consultórios médicos e dentários, sala de enfermagem, enfermaria, atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Agora, conclui a nova ala de alimentação. O próximo passo será uma área de convivência para os idosos.

Doações de alimentos não-perecíveis

Agora, a instituição quer reforçar para a comunidade o pedido de doação de alimentos não-perecíveis. No momento, os itens mais necessários são café, óleo, leite, açúcar, arroz, massa, biscoito, adoçante líquido, geléia diet, farinha de trigo e amido de milho.

As doações podem ser entregues na sede do Lar, na Rua Antônio Pieruccini, 85, no bairro Marechal Floriano, em qualquer horário. São aceitas, da mesma forma, roupas em bom estado, fraldas, itens de higiene e limpeza, roupas de cama, entre outros.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 98412-5530.