Caxias do Sul 25/04/2024

Incorporadora entra com pedido de recuperação judicial na Comarca de Caxias do Sul

Com 18 anos de história, empresa já idealizou 27 empreendimentos, com Valor Geral de Vendas de R$ 500 milhões
Produzido por redação, 15/12/2020 às 21:53:27
Incorporadora entra com pedido de recuperação judicial na Comarca de Caxias do Sul
Foto: Divulgação

Há 18 anos no mercado, a caxiense Atena Incorporações ingressou com pedido de Recuperação Judicial na Comarca local. A solicitação ocorreu na última sexta-feira, 11 de dezembro.

O processo, sob responsabilidade do escritório Aline Babetzki Advocacia e Consultoria Jurídica, em parceria com BVB Associados e OP Gestão e Negócios, tramita na 4ª Vara Cível de Caxias do Sul.

A Atena Incorporações começou suas atividades em 2002 e construiu ao longo dos anos projetos arrojados e um portfólio de empreendimentos planejados e que atendem às necessidades de investimento de imóveis, compra, locação ou moradia.

Segundo a advogada Aline Babetzki, responsável pela recuperação judicial da empresa, o processo busca garantir a continuidade operacional do Grupo Atena, bem como o atendimento dos créditos trabalhistas e os direitos dos fornecedores credores. A intenção é proteger e fortalecer o caixa da incorporadora, minimizando riscos operacionais em curto prazo, comenta a advogada.

"Iniciamos agora uma nova fase para a reestruturação da empresa, com a negociação das dívidas, conclusão das obras em andamento e revisão de estratégia de médio e longo prazos, dentre outras medidas", detalha Aline.

Após o processamento da ação, a Atena terá prazo de 60 dias para apresentar um plano de recuperação judicial no qual constará a forma e as condições pelas quais propõe pagar os credores.

Para compreender: a empresa entrou em um processo de crise que vem se agravando ao longo do tempo, sobretudo posteriormente à pandemia. As dificuldades não se restringem à falta de capital de giro momentâneo, mas, sim, envolvem aspectos econômicos e estruturais.

O objetivo é solucionar as causas das dificuldades financeiras antes que suas consequências se tornem irreversíveis, alerta a advogada.

"A Atena continuará focada na continuidade das suas atividades, com o atendimento a clientes e o cumprimento de seus objetivos, pois está confiante de que esta foi a melhor medida que poderia ter sido adotada neste momento", afirma Aline Babetzki,

Desde 2002, a Atena já idealizou 27 empreendimentos, entre imóveis residenciais, comerciais e industriais, que somam 187 mil metros quadrados de área construída, totalizando mais de 1.250 unidades, entre entregues e em andamento, e um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 500 milhões.

A construtora, que já patrocinou importantes times de futebol, projeta ainda concluir e entregar mais três importantes empreendimentos residenciais e comerciais que estão em fase de construção.