Caxias do Sul 28/04/2024

GUERRA reconquista importância e projeta crescer 40% em 2024

Com 53 anos de estrada, marca agrega produção de implementos rodoviários da Rodofort, pertencente ao mesmo grupo
Produzido por José Carlos Secco, 15/01/2024 às 20:06:14
GUERRA reconquista importância e projeta crescer 40% em 2024
Ivo Ilário Riedi Filho, CEO da Guerra Implementos, comemora nova fase de expansão
Foto: Guerra SA, divulgação

Uma das mais conhecidas marcas do setor de implementos rodoviários do país, a Guerra SA teve sua massa falida adquirida em 2021 pelo Grupo I. Riedi, dono da paulista Rodofort Implementos. Agora, a empresa caxiense ganha novo capítulo (e fôlego) para reconquistar sua importância no cenário nacional e internacional, com a projeção ousada de crescer 40% em 2023.

Isso porque a marca "Guerra", com 53 anos de estrada, passa a ser a única do Grupo I. Riedi nos mercados brasileiro e internacional. Por questões estratégicas e pela força do nome, o conglomerado empresarial decidiu consolidar suas três unidades fabris, duas da Guerra, em Caxias do Sul (RS), e uma da Rodofort, em Sumaré (São Paulo), sob a mesma grife: Guerra, famosa pelo slogan "Paz na Estrada”.

“A consolidação da fabricação dos produtos sob a consagrada marca Guerra é parte da estratégia de ampliação da presença, visando oportunidades de negócios de médio e longo prazos”, explica Ivo Ilário Riedi Filho, CEO da Guerra Implementos.


Decisão unifica a administração da produção, otimiza projetos e melhora o processo de aquisição de componentes

O diretor executivo comercial da Guerra, Alves Pereira, destaca a referência da marca como sinônimo de tradição e qualidade. Para ele, a decisão de consolidar a fabricação de implementos rodoviários sob o nome Guerra vai unificar a administração da produção, otimizar projetos e melhorar o processo de aquisição de componentes, reduzindo custos operacionais.

“A mudança vai nos permitir atender à crescente demanda de mercado, encurtar os prazos de entrega e aumentar a produção para crescer também no mercado externo”, detalha Pereira.

Como funcionará

A Rodofort continuará a atuar na comercialização de pneus de marca própria, mantendo sua presença no mercado de transporte de carga com a qualidade adquirida em mais de 20 anos de operação.

Para crescer 40% em 2024 e pular de 7 mil pinos produzidos para mais de 10 mil, serão concretizados investimentos no Centro Tecnológico em Caxias do Sul (RS), além da ampliação da capacidade de produção em Sumaré (SP). O incremento na produção busca atender à crescente demanda no mercado interno, especialmente para o 4º eixo, e também ao projeto de ampliação da atuação internacional.

Desde 2023, a unidade da Guerra de Caxias do Sul vem recebendo investimentos para modernização de máquinas e equipamentos, com foco na estruturação do novo Centro Tecnológico Guerra. Este ano, os recursos serão direcionados na renovação e implementação de novas tecnologias, aquisição de células robotizadas para soldagem, áreas de vigas e suspensão, máquinas de corte a laser e fibra, e automatização do armazém para movimentação de materiais.

Detalhe: no mercado internacional, a Guerra pretende ampliar as exportações em 25%, passando das 280 unidades, em 2023, para mais de 350 reboques e semirreboques este ano.

Sobre a Guerra

A Guerra é fabricante de implementos rodoviários e possui três unidades fabris, duas em Caxias do Sul (RS) e uma em Sumaré (SP). A empresa oferece portfólio completo de implementos rodoviários abrangendo os segmentos Basculante, Graneleiro, Tanque, Florestal, Carrega Tudo, Furgão Carga Geral, Sider, Porta Contêiner e Frigorífico.

Com presença nacional, a Guerra conta com 30 distribuidores e 33 pontos de atendimento em todo o território brasileiro. Com atuação no mercado internacional, exporta seus produtos para países como Bolívia, Chile, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Sobre o Grupo I. Riedi

Fundado em 1955, em Cascavel, no interior do Paraná, o Grupo I. Riedi iniciou suas atividades no setor agrícola. Desde então, passou a atuar nos segmentos de transporte, automotivo, consórcios, seguros e locação de veículos. Em 2018, adquiriu a Rodofort e ingressou no mercado de implementos rodoviários. Em 2021, venceu o leilão para a aquisição da massa falida da Guerra -, que foi à falência em 2017 -, por R$ 90 milhões.