Caxias do Sul 19/04/2024

Grupo Marelli, de Caxias do Sul, anuncia novo CEO

É a primeira vez em 37 anos de trajetória que a empresa tem a gestão executiva ocupada por um profissional de mercado
Produzido por redação, 14/07/2020 às 12:30:32
Grupo Marelli, de Caxias do Sul, anuncia novo CEO
Com experiência internacional e em multinacionais, Luis Valente assume a gestão executiva do Grupo Marelli
Foto: Fabio Grison

O Grupo Marelli, fabricante de móveis corporativos de Caxias do Sul, anuncia o novo CEO. O executivo Luis Valente, 55 anos, foi apresentado à equipe de mais de 450 funcionários na tarde desta segunda-feira (13). Ele assume o cargo que, desde fevereiro deste ano, era ocupado interinamente pelo sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração Rudimar Borelli. Em 37 anos de trajetória, essa é a primeira vez que a gestão executiva do Grupo Marelli passa a ser desempenhada por um profissional de mercado. Até então, a função de CEO estava sob o comando dos sócios-fundadores.

Valente é engenheiro elétrico com especializações em programas avançados de administração, como na Universidade Mackenzie e na IESE Business School – University of Navarra. Acumula na bagagem experiência em multinacionais, tendo ocupado cargos executivos no Brasil, América Latina e Europa, nas áreas comercial, industrial e financeira, administrando operações complexas com responsabilidade sobre os resultados e compliance.

Tem passagem pelos Grupo Schneider Electric, Grupo Steck, Eaton e Westinghouse. O know-how adquirido nessas companhias conferiu ao executivo grande capacidade de agregar valor por meio de gestão orientada a resultados, boas práticas, formação e liderança de equipes de alta performance, com foco no mercado e nos clientes.

O novo CEO assume o cargo com o desafio de dar seguimento aos projetos e estratégias de crescimento, expansão e consolidação do Grupo Marelli, fundado em 2 de abril de 1983, em Caxias do Sul. O complexo é integrado pela Marelli, de Caxias do Sul, marca que ocupa a liderança do segmento de mobiliário corporativo no Brasil e na América Latina, e pela Ingecon, de Canoas, empresa voltada ao mercado do varejo adquirida pelo grupo em 2016.

O processo de governança corporativa foi deflagrado em 2014, a partir da associação à gestora de recursos NEO Investimentos. Desde então, o grupo vem sendo preparado para o processo de sucessão e transição rumo à gestão profissional.

Presença no Brasil e no Exterior

A marca está presente no Brasil e na América Latina com uma rede de mais de 30 lojas exclusivas. Em 2016, o Grupo Marelli adquiriu a Ingecon, de Canoas/RS, focada no mercado do varejo.

Atualmente, são mais de 450 funcionários no grupo e aproximadamente 35 mil m² de área construída nas duas unidades fabris.