Caxias do Sul 01/05/2024

Grupo caxiense é case gaúcho de valorização das mulheres

Com 63% de profissionais femininas em seu quadro, companhia é a 1ª a aderir ao Selo "EmFrente, Mulher", lançado pelo governo do RS
Produzido por Silvana Toazza, 16/03/2023 às 16:57:25
Grupo caxiense é case gaúcho de valorização das mulheres
Profissionais femininas atuam em todas as áreas da Brinox
Foto: Alex Battistel

Dos mil funcionários do Grupo Brinox, de Caxias do Sul, 62% são mulheres, que atuam em todas as áreas da empresa, do design de produto à expedição final. Não por menos, no mês em que a fabricante de utilidades domésticas comemora 35 anos de história, ela se transforma em case no lançamento do selo que fomenta a equidade de gêneros nas empresas gaúchas.

A companhia, que tem sob seu comando as marcas Brinox, Coza, Haus Concept e Rasco, foi a primeira gaúcha a aderir ao Selo "EmFrente, Mulher", instituído pela Lei Estadual 15.916, em dezembro de 2022. O decreto que regulamenta a certificação foi assinado pelo governador Eduardo Leite, em solenidade nesta quarta-feira (15/03), no Palácio da Justiça.

Trata-se de um aval de responsabilidade social que será concedido aos empreendimentos que mantenham ações contínuas de promoção da equidade de gênero e de enfrentamento da violência contra as mulheres.

Ricardo Herber discursou em evento (foto: Maurício Tonetto)

Na ocasião, na presença do governador, o Grupo Brinox, representado pelo diretor de operações Ricardo Herber e pela gerente de RH Celiz Frizzo, apresentou o projeto Todas Seguras, que objetiva levar informação aos colaboradores e à sociedade para que se tornem agentes de mudança e transformação. A ação ainda promove cursos que qualificam mulheres da comunidade para a inserção no mercado de trabalho (cerca de 200 já fizeram as formações), apoia instituições de atendimento às mulheres vítimas de violência, como a Casa Viva Rachel, de Caxias do Sul, e disponibiliza um canal de denúncia.

Em 2022, o Todas Seguras lançou uma linha de produtos que reverte 100% do lucro das vendas às entidades que atuam na defesa de mulheres que sofrem algum tipo de violência.

"Nós decidimos estar ao lado delas e levantar a bandeira pelo fim da violência", disse Herber.

"As mulheres que fazem parte do Grupo Brinox têm protagonismo e amplo apoio da empresa em suas decisões de carreira e de maternidade. Oferecemos diversas iniciativas e programas que propiciam seu desenvolvimento pessoal e profissional", complementa a Gerente de RH, Celiz Frizzo, responsável pelo Todas Seguras.

Empresas socialmente responsáveis

O selo "EmFrente, Mulher" será conferido às empresas socialmente responsáveis, que desenvolvam programas, projetos e ações de forma sistemática e continuada em favor da valorização e do enfrentamento à violência contra as mulheres.

O prazo para solicitar o credenciamento vai até 31 de março, e a análise caberá à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. A divulgação da lista com as companhias aptas a receber a certificação ocorrerá no início de agosto. O selo tem validade de dois anos, sendo renovável. As inscrições serão abertas anualmente, sempre no mês de março.

O Grupo Brinox se coloca à disposição das empresas e entidades que queiram conhecer a implantação e o andamento do projeto Todas Seguras.