Caxias do Sul 03/05/2024

Governador autoriza municípios gaúchos a decidirem se abrem ou não salões de beleza e restaurantes

Expectativa é saber se Caxias do Sul decidirá pela flexibilização desses setores, a exemplo das lojas de chocolate
Produzido por Silvana Toazza, 09/04/2020 às 15:04:58
Governador autoriza municípios gaúchos a decidirem se abrem ou não salões de beleza e restaurantes
Foto: Flávio Takemoto/FreeImages

O governador do Estado, Eduardo Leite, flexibilizou nesta quinta-feira (9) o decreto sobre o funcionamento de estabelecimentos por conta do coronavírus. Apesar do comércio em geral continuar proibido de funcionar até 15 de abril em todo o Rio Grande do Sul, o governo liberou o funcionamento de lojas de chocolates, restaurantes e salões de beleza.

No entanto, Eduardo Leite pontuou que a medida precisa constar em atualizações de decretos municipais para entrar em vigor. No caso de Caxias do Sul, o prefeito Flávio Cassina já havia autorizado a abertura de lojas de chocolate nesta semana que antecede a Páscoa, medida válida até sábado.

Já as restrições envolvendo restaurantes e salões de beleza no momento permanecem na cidade, sendo que os estabelecimentos precisam aguardar a atualização do decreto municipal para abrir as portas (ou não).

“Depende das decisões dos decretos municipais”, informou o governador, dizendo que as atividades continuam vetadas, mas o decreto abriu brecha para que os municípios possam delegar sobre esses casos/setores.

Distância mínima, diminuição de equipes e equipamentos de segurança são pontuados como necessários em caso de flexibilização da norma.