Caxias do Sul 24/04/2024

Festival do Grostoli agrega sabor à Serra Gaúcha

Evento inédito ocorre ao ar livre, em frente à Igreja Matriz São Pedro, em Garibaldi, no próximo final de semana
Produzido por redação, 28/06/2022 às 09:14:52
Festival do Grostoli agrega sabor à Serra Gaúcha
Grostolis fresquinhos ganham o sabor da nonna
Foto: Bruno Milan

"Os italianos trouxeram a receita. Garibaldi traz a festa." Com esse mote, a Capital do Espumante sediará outro grande símbolo gastronômico da Serra Gaúcha no próximo final de semana – dias 2 e 3 de julho. Trata-se do Festival do Grostoli, que será realizado em Garibaldi, em frente à Igreja Matriz São Pedro, das 11h às 19h.

Os grostolis fresquinhos ganham o sabor da nonna (avó) ao serem feitos e comercializados pelas comunidades do interior de Garibaldi, em parceria com a Emater. Participam as comunidades de São Jorge, São José de Costa Real, Marcílio Dias, Linha Presidente Soares, São Roque Figueira de Mello e Linha Baú/Garibaldina, além do Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho. A tradição do grostoli é parte da identidade do município.

"Garibaldi sabe dar valor ao grande legado da imigração italiana, seja no trabalho, na cultura, na tradição e, claro, na gastronomia. O grostoli tem a ver com alegria, convívio e celebração daquilo que somos! Combina com café, com chá, com chocolate quente e, sem dúvida, com o nosso querido espumante", define o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini.

Atrações artísticas e culturais

O evento também terá atrações artísticas e culturais que valorizam a imigração italiana, além de música gaúcha, pop rock e MPB. No sábado (2), se apresentam a Orquestra Jovem de Garibaldi, Coro Stella D'Itália, CTG Sentinela da Serra, Acústico Três Quartos, Zoo Garrafon e, para fechar a noite, Betto & Tobias. Já no domingo (3), o público poderá conferir o grupo Jaz Flor de Uva e Arco Baleno, Dança Stella D'Itália, Coro da AABB, Edu Segabbi e Banda Fora de Ordem. Jogos de cartas típicos, como bisca, canastra e tressete, além da comercialização de artesanato local, também integram o Festival.

Para a secretária de Turismo e Cultura, Melina Casagrande, é uma grande alegria Garibaldi abraçar mais um evento gastronômico tendo como destaque um doce tão apreciado.

"O grostoli faz parte da nossa história e cultura. É uma iguaria deliciosa que recebe diversos nomes ao redor do mundo e tem na Serra Gaúcha um registro de memórias afetivas, de tardes de chuva com a nonna, que une gerações", explica.