Caxias do Sul 24/04/2024

Festa da Uva será mantida em 2021 ou transferida?

Setor do turismo, já fragilizado, solicita que evento seja confirmado para fevereiro do ano que vem, como estava agendado anteriormente à Covid-19
Produzido por redação, 09/06/2020 às 12:01:40
Festa da Uva será mantida em 2021 ou transferida?
Trio de rainha e princesas da Festa da Uva, Maiara Perottoni (C), Viviane Piamolini Gaelzer (D) e Milena Remus Caregnato (E)
Foto: Paulo Pasa

Em meio à crise na economia e no turismo provocada pelo coronavírus, a esperança é que a Festa Nacional da Uva, agendada inicialmente para 12 a 28 de fevereiro de 2021, represente a oportunidade de injetar ânimo nos negócios (e na autoestima de Caxias do Sul e da Serra). Por conta disso, o pedido é incisivo por parte do Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau: que o evento, a despeito do cenário de incertezas, seja mantido no calendário.

A entidade, que reúne vários agentes da cadeia produtiva do turismo, enviou um ofício à Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, manifestando apoio para a realização da Festa da Uva na data previamente agendada. Um dos argumentos que corrobora com o posicionamento é que o setor de hospitalidade já sofreu prejuízos incalculáveis com o coronavírus e a transferência significaria mais um baque.

Ao avaliar o documento, a presidente da Festa, Sandra Mioranza Randon, afirmou que levará o assunto para análise em reunião com o Conselho Consultivo, no dia 24 de junho. O encontro servirá para bater o martelo para a decisão de manter ou não a data da Festa Nacional da Uva em 2021. Na ocasião, também será definida a data da escolha da Rainha e Princesas.

"Este ano está sendo atípico para todos nós, não sabemos quando será o fim dessa pandemia e quando poderemos voltar com todas as atividades, mas prestes a entrar no segundo semestre, entendemos que precisamos restabelecer as datas de forma estratégica, pensando no bem do evento e no da comunidade como um todo", salienta a presidente.

A saber: o conselho é formado por nomes do poder público e de entidades, representados pelo prefeito, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, pelo reitor da UCS, pelo presidente e vice-presidente da CIC, pelo presidente da CDL, pelo presidente do Simecs, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul e pelo presidente do Sindicato Rural.

Tem a missão de contribuir com a experiência interdisciplinar na elaboração das estratégias, na definição de ações que impactam nos resultados por meio de reuniões ordinárias. Hoje, o Conselho Consultivo é presidido pelo empresário Ivanir Gasparin, também presidente da CIC Caxias.