Caxias do Sul 14/05/2025

Fabricante caxiense comemora 25 anos com mudança de sede

Companhia projeta duplicar a capacidade produtiva na nova unidade
Produzido por Silvana Toazza, 13/05/2025 às 10:54:29
Fabricante caxiense comemora 25 anos com mudança de sede
Gisele Sandri é CEO da Multilight Lanternas
Foto: Ana Salvi, divulgação

Os 25 anos da caxiense Multilight Lanternas, comemorados neste mês, ganham brilho extra com a mudança de sede e a projeção de duplicar a capacidade produtiva. A fábrica de lanternas de reposição para linha automotiva pesada já está atuando em nova unidade, localizada no bairro Forqueta, em área de 3,2 mil metros quadrados, praticamente o dobro da anterior, situada no bairro Cidade Nova. O investimento gira em torno de R$ 250 mil. Referência no Brasil e na América Latina, a Multilight Lanternas também atua com chicotes e conectores para linha automotiva leve e pesada.

A CEO Gisele Sandri explica que a mudança para um espaço físico maior possibilita a armazenagem de estoque de produtos prontos, o que também reduz o tempo de entrega aos clientes. A empresa conta com 45 colaboradores na equipe e em seu portfólio são mais de 700 itens entre as linhas ônibus, caminhões, implementos, chicotes e conectores.

História de superação

Fundada em maio de 2000 pelo casal Salete Ballestro Boff e Remo Boff, a empresa iniciou com o atendimento a grandes montadoras de ônibus, focada no mercado de reposição na linha automotiva pesada. Em 2003, a partir de participação em feira no México, expandiu a abrangência para outros países, iniciando parcerias com pequenas montadoras e distribuidoras do Chile, Bolívia e Uruguai e operando, atualmente, em 90% dos países da América Latina.

Em 2016, percebendo a retração da linha ônibus, intensificada pela importação direta de produtos, a companhia estreou no segmento de caminhões e implementos, mercado hoje responsável por uma parcela considerável do faturamento. A linha ônibus se mantém ativa. Em maio de 2019, uma crise econômica forçou o pedido de Recuperação Judicial, que foi concedido. O momento exigiu resiliência, reestruturação e ampliação no mix de produtos, que ganhou, a partir de 2022, a linha de chicotes elétricos, para as mais diversas aplicações em veículos da linha leve e pesada.