Caxias do Sul 28/04/2024

Exposição itinerante leva esculturas lúdicas a comunidades da Serra Gaúcha

Projeto Voos da Alma inicia circulação por Farroupilha, no dia 14 de março
Produzido por redação, 09/03/2023 às 09:12:07
Exposição itinerante leva esculturas lúdicas a comunidades da Serra Gaúcha
Kombi multicolorida equipada com mais de 200 livros infantis acompanha as atividades
Foto: Cassiane Boff

As comunidades de Farroupilha, Criúva, São Marcos e Vale Real recebem, entre março e abril, a exposição itinerante Voos da Alma, de Gio e Doug.

Inspirada pela arte mambembe, a mostra é realizada em uma tenda-galeria, onde a dupla apresenta 10 esculturas produzidas com técnicas de papel machê, papietagem e bricolagem de materiais reciclados. A ação é acompanhada pela Kombi Biblioteca do Instituto Cultural Taru, veículo multicolorido equipado com mais de 200 livros infantis e juvenis.

A primeira parada do projeto será na próxima terça-feira (14/3), na Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, em Farroupilha. Na semana seguinte (21/3), é a vez da Praça Matriz de Criúva receber o circuito. Os artistas ainda passarão por São Marcos, na Escola Estadual Maranhão (28/3) e Vale Real, encerrando a caravana na Escola Municipal Felipe Jacob Klein (3/4). Nos quatro pontos, a exposição ficará aberta das 10h às 12h e das 13h às 15h30.

Com cores vibrantes e formas inusitadas, as esculturas do projeto Voos da Alma representam personagens que, à sua maneira, ensinam a importância de aprender a voar por meio dos sonhos e da imaginação. Trata-se de um universo lúdico criado pela dupla ainda em 2015, com exposição homônima realizada no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. No verão seguinte, a mostra deu origem ao livro "Voos da Alma" (Elos do Conto, 64 páginas), em que os mesmos personagens ganharam a companhia de poemas-histórias.

Dupla de artistas Gio e Doug comanda as atividades (Foto: Cassiane Boff)

Durante as seis horas em que a exposição permanece em cada comunidade, Gio e Doug promovem a mediação artística com o público, apresentando as esculturas e proporcionando a interação com o projeto literário. Também ficam disponíveis para leitura as mais de 200 obras que compõem o acervo da Kombi Biblioteca, com mediação de Gabriel Zeni de Oliveira. Haverá ainda a distribuição de material educativo para estudantes e professores, com sugestões de atividades didáticas que podem ser executadas ao longo do ano letivo em sala de aula.

Promovido pelo Instituto Cultural Taru e realizado por Gio e Doug Artes, o projeto Voos da Alma - Exposição Itinerante conta com recursos do Pró-Cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação

wink 14/3: Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, em Farroupilha

laugh 21/3: Praça Matriz de Criúva

blush 28/3: Escola Estadual Maranhão, em São Marcos

laugh3/4: Escola Municipal Felipe Jacob Klein, em Vale Real