Caxias do Sul 28/03/2024

Escritório de Caxias do Sul assessora venda de rede gaúcha de concessionárias de máquinas agrícolas

A negociação vinha sendo costurada desde o ano passado e foi finalizada nesta semana
Produzido por redação, 06/01/2021 às 11:15:20
Escritório de Caxias do Sul assessora venda de rede gaúcha de concessionárias de máquinas agrícolas
Matriz da Meta fica em Passo Fundo
Foto: Divulgação

A rede de revendas de máquinas agrícolas Meta Comércio de Produtos Agrícolas SA, com matriz em Passo Fundo e que opera com a marca CASE IH, finalizou a venda de 100% de suas operações para o grupo JMalucelli Agro Máquinas, de Curitiba (PR).

A transação por parte dos vendedores foi assessorada por uma empresa com sede em Caxias do Sul: a Stonecapital, com atuação há mais de dez anos na área de fusões e aquisições. A negociação vinha sendo costurada desde o ano passado, e já conta com o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O valor do contrato não foi divulgado.

Essa é a primeira transação no agronegócio anunciada em 2021 no Rio Grande do Sul e simboliza um grande passo do grupo JMalucelli.

O ano passado foi desafiador para o mercado de máquinas agrícolas: as vendas foram puxadas pelo momento positivo das commodities, mas a produção caiu quase 20%, segundo a Anfavea, afetada pela pandemia.

Dessa forma, as revendas de máquinas de praticamente todas as marcas trabalharam em 2020 para desovar seus estoques e planejam avanço nas vendas para 2021, enquanto as fábricas estão correndo para retomar os níveis de estoque à normalidade.

A Meta alcançou mais de R$ 100 milhões de faturamento em 2019 e emprega 150 colaboradores. Hoje atende em torno de 60% da área plantada do Rio Grande do Sul e conta com dez unidades de negócios, sendo uma em Passo Fundo, onde localiza-se a matriz, além de Palmeira das Missões, Tupanciretã, Ijuí, Vacaria, Lagoa Vermelha, Espumoso, Cruz Alta, Carazinho e São Luiz Gonzaga.

Já o comprador faz parte do Grupo JMalucelli, fundado em Curitiba (PR), que conta com presença nacional atuando em áreas como infraestrutura, finanças, seguros, previdência, comércio e locação, comunicação, meio ambiente, hotelaria, entre outros negócios.