Caxias do Sul 25/07/2024

Empresa da Serra investe em expansão no Exterior

De olho no mercado internacional, companhia instalará warehouse (armazém) nos Estados Unidos
Produzido por Silvana Toazza, 26/06/2024 às 10:44:56
Empresa da Serra investe em expansão no Exterior
Área de pintura eletrostática da companhia florense
Foto: Forbal, Divulgação

Depois de perceber uma escalada nas exportações - com crescimento de 18% no ano passado -, a Forbal Automotive, de Flores da Cunha, garantiu força para levar adiante seu plano de expansão internacional. Os Estados Unidos estão na mira desde 2022 e, a partir deste ano, sediarão um warehouse (armazém), consolidando o projeto Forbal USA. Estudos confirmaram a viabilidade de negócios em terras americanas, com extensão também para o México.

"Após análise minuciosa junto a potenciais clientes americanos, concluímos que estar presente localmente e ter estoque disponível para envio imediato seriam um grande diferencial. Por isso, a decisão de ter um ponto físico nos Estados Unidos", destaca o CEO Giuliano Santos.

Iniciadas em 2015 como medida para amenizar os efeitos do enfraquecimento do mercado interno, no momento as exportações são responsáveis por 10% do faturamento, e devem representar, em futuro breve, o dobro do índice atual. Alguns mercados, como o da República Dominicana, asseguraram inserção recente da companhia, que praticamente duplicou o número de clientes estrangeiros.


Sede da Forbal em Flores da Cunha

Atualmente, os principais países importadores de produtos da Forbal são, pela ordem, México, Chile, Peru, Bolívia e Uruguai. A empresa é fornecedora original de diversas montadoras e implementadoras no Brasil.

A Forbal Automotive produz peças e componentes para a indústria de implementos rodoviários, agrícola, automotiva e máquinas em geral, além de desenvolver itens especiais conforme projeto do cliente. Fundada em 2004, tem área construída de 7.000m² e total de 65.000m². São 100 funcionários que integram a equipe.