Caxias do Sul 25/04/2024

Empresa da Serra faz seu primeiro embarque de 4 mil itens para a Finlândia

Contrato é mais um passo rumo à meta de ampliar as exportações de 15% para 25% do faturamento em dois anos
Produzido por Silvana Toazza, 10/12/2020 às 22:48:49
Empresa da Serra faz seu primeiro embarque de 4 mil itens para a Finlândia
Foto: Raquel Fronza

A Rinaldi, fabricante de pneus e câmaras de ar para motocicletas, com matriz em Bento Gonçalves, avançou na meta ambiciosa de ver sua fatia de exportação saltar dos atuais 15% para 25% do faturamento em dois anos.

A empresa concretizou nesta semana o seu primeiro embarque para a Finlândia. O pedido contempla 4 mil itens entre pneus de motocicletas de uso urbano e off-road (fora de estrada), além de câmaras de ar.

O negócio foi viabilizado por meio de parceria firmada com uma importante distribuidora internacional de peças para motos, equipamentos e itens para esportes. A empresa detém uma grande rede com 18 megalojas espalhadas pela Finlândia. A cadeia varejista tem base em Helsinki e escritório de compras nos Estados Unidos e Hong Kong. A previsão é de que os produtos da Rinaldi cheguem na Finlândia no começo de fevereiro de 2021.

Na contramão da pandemia (ou por conta dela), a Rinaldi fechará 2020 com uma acelerada de 15% no faturamento em relação ao ano passado. O crescimento é atribuído à alta nas tele-entregas (o que amplifica o fluxo de motocicletas), além de uma série de estratégias comerciais, como a intensificação das exportações e a aproximação com os revendedores.

Certificação europeia

Para serem comercializados na Europa, os pneus precisam ser certificados respeitando as normas técnicas daquele mercado, pré-requisito que a Rinaldi já disponibiliza há cerca de três anos. Para a certificação ser obtida, a fabricante precisou ter a sua planta fabril e seus processos auditados.

Além da Finlândia, a Rinaldi conta com parcerias de distribuição sólidas em países como Espanha, Portugal, Suécia, Bélgica e Letônia.

Para conhecer: a empresa tem área fabril de 35 mil metros quadrados e um quadro de 760 funcionários (desses, 100 novas vagas foram criadas desde maio). Completou 50 anos em 2019, está presente em mais de 30 países de todos os continentes e conta com forte abrangência nacional. É fabricante de pneus e câmaras de ar para motocicletas off-road e on-road, motonetas, ciclomotores e tratores agrícolas (linha leve).